LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei oficializa Harmony OS como alternativa ao Android em celulares, tablets e IoT

09 de agosto de 2019 58

A Huawei finalmente apresentou ao mundo o seu novo sistema operacional para smartphones e outros dispositivos. Conhecido como Harmony OS, esse software está em desenvolvimento há alguns anos e deve representar um avanço da gigante chinesa frente aos problemas com os Estados Unidos.

Durante a apresentação na Huawei Developer Conference, os executivos da empresa liberaram uma série de detalhes técnicos sobre aquele que era apenas um sistema operacional interno para telecomunicações. Além disso, o Harmony OS já equipa alguns televisores da Honor, que serão o "centro" de uma casa conectada.

De acordo com Richard Yu, CEO da Huawei, o objetivo do sistema da empresa é oferecer uma plataforma de código aberto capaz de funcionar em uma série de dispositivos. Como exemplo, ele citou smartphones, TVs, tablets, laptops, relógios inteligentes, roteadores e até mesmo carros.

O executivo também confirmou que o Harmony OS tem níveis mínimos de latência, sendo que o seu compilador suporta todas as principais linguagens de programação, incluindo C/, C++, Java, JavaScript e Kotlin. Yu ainda disse que eventualmente o novo sistema pode substituir o Android.

No entanto, na visão dele, a Huawei deve continuar apostando na solução do Google em smartphones. De toda forma, Yu chegou a dar uma cutucada na gigante das buscas ao dizer que o Harmony OS tem um desempenho superior ao do Android e também deve ganhar do Fuchsia na implementação em dispositivos de IoT.

É difícil fornecer uma experiência suave em diferentes dispositivos com [uma] enorme quantidade de [código] no núcleo do Android, que é o Linux. Já o Fuchsia usa um design não distribuído, algo diferente do Harmony OS.


Em termos de suporte a aplicativos, a melhor notícia da conferência foi que o Harmony OS será compartível com todos os apps desenvolvidos para Android. Além disso, também serão suportados softwares baseados em HTML5 e Linux.

No entanto, o lado negativo é que o software da Huawei não permitirá o acesso root, algo muito popular no Android e que a empresa diz que é um enorme risco de segurança. Pensando no futuro, a gigante chinesa anunciou que o Harmony OS será Open-source.

Além disso, a versão 3.0 já está em desenvolvimento e deve chegar ao mercado em 2021. Outro ponto destacado é que é possível migrar qualquer dispositivo do Android para o Harmony OS em apenas 1 ou 2 dias. Assim, caso seja extremamente necessário, a empresa já tem uma carta na manga.

O que achou da aposta da Huawei? Ansioso para ver um smartphone com o sistema? Conte para nós a sua opinião e expectativa aqui nos comentários.


58

Comentários

Huawei oficializa Harmony OS como alternativa ao Android em celulares, tablets e IoT
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista