LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Federal anuncia plano de privatização dos Correios e mais oito estatais

21 de agosto de 2019 101

Atualização em 21/08/2019 - por JS

Como já havia prometido na manhã desta quarta-feira (21), o anúncio foi oficializado no Palácio do Planalto e o Governo Federal vai começar a colocar em prática o plano para realizar a privatização de nove estatais, incluindo os Correios. A informação foi compartilhada com a imprensa após o presidente Jair Bolsonaro finalizar a reunião com o conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Apesar da boa notícia, ainda é preciso que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) realize um estudo para averiguar a viabilidade do mercado para que não ocorram dores de cabeça durante o processo de venda. Outro ponto que também está sujeito a análise é em relação à possibilidade de realizar manutenções ou extinguir qualquer uma das empresas envolvidas no processo de privatização.

Lista de estatais no plano de privatização
  • Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras);
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios);
  • Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp);
  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev);
  • Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
  • Empresa Gestora de Ativos (Emgea);
  • Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec);
  • Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp);
  • Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

Artigo original: 21/08

O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (21) o plano de privatização dos Correios. A informação foi comentada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, na noite desta terça-feira (20) e divulgada pelo portal G1.

Na justificativa pela privatização, o Ministério da Economia aponta que a estatal é vítima de muita corrupção, interferências políticas na gestão, ineficiência, greves constantes e perda de mercado para empresas privadas na entrega de produtos vendidos online.

O ministério também realizou um estudo no qual foi constatado que os Correios enfrentam um "elevado índice de extravio", e morosidade no ressarcimento desses produtos ao consumidor.

Foto/Reprodução: Paulo Guedes, ministro da economia do governo Bolsonaro.

Outro problema encontrado pelos técnicos do ministério indica que a estatal tem um rombo de R$ 11 bilhões no fundo de pensão dos seus funcionários, o Postalis. Além disso, o Postal Saúde, plano que atende quem trabalha para a empresa, também tem um rombo de R$ 3,9 bilhões.

Recentemente, disputas envolvendo o plano de saúde foram as responsáveis por uma greve de funcionários. Por isso, esse estudo destaca que os Correios são "uma vaca indo para o brejo". No entanto, para privatizar a empresa, o governo federal precisará pedir permissão ao Congresso Nacional.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a união não pode vender estatais sem o aval do parlamento e sem licitação quando a transação implicar na perda de controle acionário. De toda forma, a Alibaba e a Amazon já são apontadas como virtuais interessadas na compra da estatal.


101

Comentários

Governo Federal anuncia plano de privatização dos Correios e mais oito estatais
  • A decisão mais acertada de qualquer governo, é não ter nenhuma empresa vinculada a ele, e sim, só empresa do setor privado, pois funcionarios publicos tanto municipais , estaduais e federais não trabalham, e sim roubam o nosso dinheiro. Os correios ja deveriam ter sido vendido a anos. Sou a favor da venda urgente!!!

      • Hola, entre no site do Sindicato dos Correios, imprima o abaixo assinado, tire copias. Uma voce usa na sua familia, as copias passe para seus vizinhos e peca que facam o mesmo, pq ninguem quer compartilhar abaixo assinado com estranhos nos dias de hoje. Pronto, nao precisa preencher tudo, mas envie ao sindicato, pelos correios.

          • Hola, nem os Estados Unidos privatizaram o proprio correio deles. E a Arabia saudita mantem a propria estatal do petroleo em poder do shake supremo. Aqui deveriam privatizar os professores e os deputados. Dai a empresa que adquirisse as instituicoes deveriam pagar os salarios e aposentadoria deles, alem das verbas que os deputados gastam todo mes. Privatizar o que da lucro e jogar dinheiro fora.

              • Tu é burro ou não tem internet. É só pesquisar no google "transportadora de encomendas"

                  • Acredito que a privatização dos correios como um todo seja inconstitucional. Se dividisse a empresa entre a parte de encomendas e a de cartas e vendesse apenas a de encomendas, tudo certo. Mas o serviço postal é exclusivo da União.

                      • Não existem mais o serviço postal, o que existe hoje são entregas de contas e serviços que nem tem a haver com entrega de cartas. Já vai tarde, pois quem demora 40 dias úteis para entregar uma encomenda internacional, não merece estar na posição de estatal, pois é o cúmulo da ineficiência.

                          • O Joni tem razao. Comprei uma calca de marca europeia pela UPS q e uma enganacao da USPS, o correio norte americano. Comprei a mercadoria por 40,00 reais, paguei cento e vinte de frete expresso. Chegando em sao paulo, a ups cobrou 60 porcento de imposto sobre o frete e o valor da mercadoria, sem passar pela peneira de curitiba e mais o Icms sobre o total mais 90 reais de consultoria por trazer a mercadoria de curitiba para sp. O correio cobraria quando cobra 15,00 reais por esse transporte. Total que nao bate mais 300,00 reais. Deixei quieto, comprei de outra loja por 50,00 reais e chegou sem impostos e o correio nem cobrou a taxa de transferencia. No final vi que a bermuda so era bonita, mas nao era um `mizuno`.

                          • como dizia a filosofa Presidenta Dilma Rouseff:
                            "Assim Sera!"

                              • "o governo federal precisará pedir permissão ao Congresso Nacional" ... Esquece, esse negocio não vai pra frente

                                  • E aquela o povo vota mau ou não se importa como deveria pra eleger deputados senadores, cheio de corruptos lá em mandato sendo investigado, e aprovam só o que lhes interessam, enquanto o povo dorme, brasileiro e pacifico demais, por isso só toma na cara, e isso nunca ira mudar infelizmente.

                                    • Sobre a Correios... Abrir as portas para futura concorrência, é algo historico, porem será apenas 50% da empresa... Como já acontece atualmente...

                                      • Já usei sistemas desenvolvidos pela Serpro, são uma tristeza. Incompetentes ao extremo.

                                          • Tava na hora de privatizar, o atendimento dos Correios é porco e o desvio de mercadorias era diário...só espero que a próxima empresa ou empresas prestem um bom serviço

                                              • Há empresas em que a privatização se faz necessária, pois não colocam em risco a soberania do Brasil - como no caso dos Correios -. Sou contra a privatização da Petrobras e Eletrobras, pois uma tem controle do solo Marinho e terrestre e outra tem o controle das águas. A maioria das empresas, nesses dois setores, por aí afora são estatais. Os EUA, por exemplo, tem amplo controle sobre a geração de energia via matriz hidráulica, com o corpo do exército comandando mais de 75% dessa matriz. Besta é quem anda de mochila aberta de cabeça pra baixo. Não podem transformar a 10° economia em uma republiqueta de bananas.

                                                  • Se você conhece a constituição brasileira, sabe que tudo que está no subsolo e no mar, pertence à União, ela somente deixa alguém explorar por concessão ou por outorga.

                                                      • Em tempo: a Thatcher resolveu privatizar o setor de águas no Reino Unido e o resultado foi desastroso. Quem pesquisou sobre as privatizações no Reino Unido sabe bem do que estou falando.

                                                        • Estranho?%uD83E%uDD14 Me lembro que nos governos anteriores quando os consumidores falavam em privatizar os Correios (pq o serviço era péssimo) a maioria dizia concordar com a ideia. Época de greves deles e que até a agência (loja física) tinha serviço precário. Aí, agora que a ideia está se tornando real e, por coincidência, no governo Bolsonaro é uma lástima e blábláblá.%uD83E%uDD37%uD83C%uDFFB

                                                          • Guedes foi protegido pela Lava Jato em investigação por lavagem de dinheiro

                                                              • São 17 estatais e não 9, Guedes e Bolsonaro estão destravando o Brasil

                                                                  • Os fdps vão acabar com os correios no interior...

                                                                    • Tem q privatizar msm a ideia de estatal é boa mais nessas empresas so tem ladrões mamando no governo, o próprio povo acaba com oq é dele, nesse caso privatizar vai eliminar um gasto e se a futura empresa for responsável garantira um benefício a nos usuários

                                                                        • Tem que privatizar tudo!

                                                                          Já sabemos porque muitos
                                                                          são contra a privatização!

                                                                          Hoje entendemos pra que
                                                                          serve uma empresa pública.

                                                                          Fomos enganados durante muito tempo com essa história tipo "olha
                                                                          uma das maiores empresas de petróleo é nossa!"

                                                                          Por exemplo, quando a Petrobras dá lucro o povo não ganha nada, só
                                                                          participa do prejuízo!!!

                                                                            • Pq ninguém fala quem administrava postalis ( fundo de pensão dos funcionários dos Correios) na época do rombo de bilhões??? Os jornais deveriam se interessar por isso também... Não e mesmo Paulo Guedes?

                                                                                • Hola, pensei que fosse aquele moleque que causou a morte de um soldado, por pular na jaula das ariranhas. Arteiro como ele, teve a vida poupada so para mexer nessa postalis.

                                                                                  • agora acaba o tipo de frete seder

                                                                                      • Brasileiro é um bicho besta ,acha que privatizar uma empresa significa redução de valores pagos ,muito pelo contrário o novo dono vai querer tirar oque investiu na empresa e isso significa aumento nos preços de tudo que e enviado por essa empresa , um exemplo na Minha cidade foi privatizada a empresa de energia antes a tarifa era entorno de .050 centavos dois meses depois o valor aumento para .082 centavos o KWH

                                                                                        • "Apesar da boa notícia"??? Mas que porra é essa? Essa merda de site tem matéria séria ou é blog do pirulito??

                                                                                            • Aew mais uma Vitória! Pq só Deus na causa viu !

                                                                                                • Os Curreios enviaram carta de repúdio a esta privatização, mas a carta ainda não chegou, parece que foi extraviada.

                                                                                                    • Acabou a era de encomendas baratas.

                                                                                                        • O povo tem que saber o seguinte : Se os correios dá prejuízo , quem paga a conta são os brasileiros , se ela for privatizada e dá prejuízo quem paga a conta é o dono que comprou ! Entenderam a diferença ! Fora a corrupção que é , roubos , extravios , falta de comprometimento com o consumidor.....!! Some uma compra e os correios não resolvem o problema , o consumidor sempre toma prejuízo....!!! Tem que privatizar sim....porque aí a empresa será administrada por gente que entende , e não políticos metendo a faca nos brasileiros....!!

                                                                                                            • Se a empresa que comprar tomar prejuízo, ela vai aumentar os valores das encomendas, e vai ser nós que vamos pagar a conta do mesmo jeito!

                                                                                                                • Não, porque não será só uma empresa , e outras empresas poderão fazer o mesmo serviço , gerando concorrência....!! Geralmente são duas empresas que vão operar caso seja privatizado de fato , resumindo privatizar vai resolver sim muitas coisas ....!! Fim do monopólio.....2 ou maiw empresas fazendo o mesmo serviço...abrindo o mercado...!! Privatizar o mais rápido possível...!!

                                                                                                              • Privatiza que ninguém aguenta mais mi-mi-mi

                                                                                                                  • Concordo em privatizar porém em setores específicos, e manter entregas em bairros afastados nas cidades grandes e pequenas na minuta do contrato pra empresa que será vendida, tendo essas garantias pra população não ter um atendimento pior após a venda, acho que vale a pena, só não pode cometer o erro de vender tudo de qualquer jeito, veremos.

                                                                                                                      • E abram o mercado, faz favor...

                                                                                                                        • já vai tarde!

                                                                                                                            • Acho que é melhor privatizar mesmo, só assim teremos um serviço de melhor qualidade, na moral esse correios ta uma porcaria

                                                                                                                                • Aleluia!

                                                                                                                                    • Ótima noti

                                                                                                                                        • Péssima notícia..

                                                                                                                                            • Kkkkkkkkkkk, quero só ver a cara dos carteiros barrigudos preguiçosos que votaram no mito, pensando em moleza! Agora vão todos pra rua kkkkkkkkkkk chupa que é de uva, faz arminha!

                                                                                                                                              • Que passem a cobrar as taxas corretas de importação e não apenas R$200.

                                                                                                                                                • Agora quero ver ter tanto roubo INTERNO de encomenda

                                                                                                                                                    • privatizar e abrir o mercado para outras empresas!

                                                                                                                                                      • Demorou... Amazon neles!!!

                                                                                                                                                        • Os correios cobram taxas muito baratas para entregas, os correios geram lucro sempre, o que ocorre é que a União devora os lucros dos Correios, o Paulo Guedes foi um dos responsáveis de afundar os correios, é só fazer uma pesquisa.
                                                                                                                                                          O que precisa ser feito nos correios é gerenciamento e evitar mão política...
                                                                                                                                                          Façam uma pesquisa dos lucros anuais dos correios e quem realmente é o vilão dessa história.

                                                                                                                                                          • A curto e médio prazo vão subir e muito as taxas, os adquirentes vão querer rever no menor prazo possível o valor investido, a péssima estrutura será herdada (provavelmente acordo para manter os empregos atuais), então em não de pode falar em novos funcionários que farão a diferença, em menos ai de uns cinco ou mais anos... Os primeiros anos ainda serão de prejuizo (é normal em toda privatização), o que vai empurrar os preços para cima....

                                                                                                                                                            Se vai dar certo ou não, so veremos daqui uns 10 anos, e pode ser o que não esperamos (melhor serviço, porem bem mais caro)...

                                                                                                                                                            Sobre o comentado prejuizo dos correios nos EUA, o govero não ve como prejuizo, e sim que gastou mais do esperava, o correio é visto como um serviço publico essencial por la, então é um gasto publico, o que é arrecadoado diminui esse gasto, mas não por completo....

                                                                                                                                                            Porem lá existe uma distinção bem grande do que é correio postal ( cartas, telegramas, boletos, oficios, etc), do que é entrega de cargas.....

                                                                                                                                                              • Tudo que você falou é mera especulação. Os termos da privatização não foram divulgados, não há como fazer previsões sem ao menos saber como a privatização ocorrerá e se ela ocorrerá de fato.

                                                                                                                                                                  • Sim, estou traçando uma especulação do que EU acho que acontecera, baseado em privatizações que ja ocorrerm... Agora se ela ocorrera ou não, ai é com o governo... Mas independnete disso, se ela ocorrer, não podemos esperar resultados (positivos ou negativos) em curto prazo, como a maioria dos brasileiros espera....

                                                                                                                                                                  • Se continuar apenas uma empresa, monopólio, vai ficar pior ainda

                                                                                                                                                                    • Espero que o Alibaba compre.

                                                                                                                                                                        • Isso ai só mostra uma coisa:
                                                                                                                                                                          - Se os Correios americanos, que entende-se não tem corrupção, é bem administrado, etc, passa por problema financeiro, significa que os preços cobrados dos clientes não são suficientes para cobrir os custos.
                                                                                                                                                                          - Se lá é assim, imagine aqui então.
                                                                                                                                                                          Acho que os preços pra gente vão subir e muito aqui depois de privatizado.

                                                                                                                                                                            • Estatal, Correios dos EUA dá prejuízo de US$ 2,3 bilhões em apenas três meses

                                                                                                                                                                              https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/estatal-correios-dos-eua-da-prejuizo-de-us-23-bilhoes-em-apenas-tres-meses/

                                                                                                                                                                                • Vai ficar uma bosta isso sim, a galera que tá achando que vai melhorar, vão e aumentar as taxas.

                                                                                                                                                                                    • "
                                                                                                                                                                                      Crsilv %u2022 13 minutos atrásVai ficar uma bosta isso sim" até agora esta otimo os correios né?"Correios não liberam auditores para investigar fraudes no Postalis"

                                                                                                                                                                                      https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/correios-nao-liberam-auditores-para-investigar-fraudes-no-postalis.shtml
                                                                                                                                                                                      " Sob intervenção há quase um ano, e com déficit total de R$ 11,2 bilhões,"

                                                                                                                                                                                      https://oglobo.globo.com/economia/com-deficit-bilionario-postalis-deve-propor-novo-plano-de-aposentadoria-23058838

                                                                                                                                                                                      • Realmente vai mesmo, as pessoas reclamam dos servidores públicos chamando eles de preguiçosos, mais não sabem que os que vão entrar vai ser piores que eles, pois só ser panelinha de candidatos que vão encher linguiça ou só bater o ponto e ir para casa.

                                                                                                                                                                                      • bom, porem depende

                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                        Especiais

                                                                                                                                                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas