LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, DOCs e TEDs: sistema de pagamentos instantâneos vai ser lançado pelo Banco Central

02 de setembro de 2019 46

Transações bancárias estão prestes a ganhar uma bela evolução aqui no mercado brasileiro – há poucos dias o Banco Central revelou que está desenvolvendo um sistema de pagamentos instantâneo para o mercado nacional que visa substituir os já conhecidos TED e DOC.

A ideia é que a novidade funcione de pessoa para pessoa (sem intermédios) e de forma imediata – ou seja, nada mais de ter que esperar algumas horas ou apenas o próximo dia útil –, operando 24 horas por dia e sete dias por semana.

Com a decisão pelo desenvolvimento do novo sistema vários bancos e Fintechs poderão aprimorar seus modelos de negócios oferecendo produtos e serviços cada vez mais convenientes.

No modelo atual de transferências os pagamentos precisam passar por canais bancários gerando muitas vezes além de tarifas extras uma espera desnecessária, além das limitações de só poderem ser processados em dias úteis das 6:30 às 17h.

O sistema ade pagamentos instantâneos “mata dois coelhos com uma só cajadada”, reduzindo as tarifas e o custo para o cliente (seja ele pessoa física ou jurídica) e agilizando todo o processo.

Para os lojistas a mudança incorre também em um menor custo para as taxas quando recebendo pagamentos por determinadas vias.

Segundo o BC, o estabelecimento comercial vai precisar ter somente um código único de identificação para permitir que clientes façam a leitura do mesmo usando seus smartphones – nele estarão contidas informações necessárias para que a transferência ocorra instantaneamente.

A instituição complementa o pagamento instantâneo dispensará a necessidade de inserir muitas informações como, por exemplo, o número do banco, agência, conta e CPF do recebedor; a operação, de acordo com o BC, será "tão simples quanto selecionar um contato na agenda do aparelho".

Para que possa usar o pagamento instantâneo o cliente vai precisar além de um smartphone uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) e um app:

A base de dados de endereçamento permitirá a realização de pagamentos de maneira intuitiva e simplificada, utilizando, de forma segura, informações de fácil conhecimento, como número de telefone ou conta de e-mail.


46

Comentários

Adeus, DOCs e TEDs: sistema de pagamentos instantâneos vai ser lançado pelo Banco Central
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular