LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil surpreende em ranking de velocidade para downloads via 4G na América do Sul

11 de setembro de 2019 2

Sabemos que o Brasil não é exatamente uma referência quando se trata da qualidade da conexão, ainda mais nas redes móveis, afinal de contas, não podemos desconsiderar as inúmeras reclamações (apesar do número ter caído nos últimos anos).

Porém, para a nossa surpresa, um relatório recente divulgado pela Opensignal revelou que o usuário brasileiro conta com um dos downloads via 4G mais rápido da América do Sul (!!!), reforçando notícias prévias.

O estudo comparou entre os dias 1 de maio e 30 de julho as velocidades de download e upload nas 25 principais cidades do continente, analisando também dados de mais de 500 mil dispositivos


Como podemos ver no gráfico acima, o Brasil encabeça o ranking de velocidades de download com cinco das seis melhores cidades; Porto Alegre e Brasília (17,6 Mbps) possuem os melhores índices do continente, seguidas pela única cidade não-brasileira no topo da lista, Trujillo no Peru (16 Mbps).

São Paulo (15,6 Mbps), Curitiba e Rio de Janeiro (15,5 Mbps) aparecem logo abaixo; mesmo com os ótimos números, não podemos desconsiderar as diferenças regionais entre as metrópoles.

Cidades do Norte e Nordeste, como Salvador, Manaus, Recife e Fortaleza, por exemplo, registraram velocidades médias bem inferiores, muito abaixo das principais cidades do Sul e Sudeste, como também é possível ver no gráfico a seguir:


De acordo com Kevin Fitchard, diretor de análises da Opensignal:

Esses dados mostram que as operadoras brasileiras ainda precisam considerar um aumento nos investimentos para melhorar a experiência móvel dos usuários do Norte e Nordeste.

Falando da taxa de upload, as cidades brasileiras ainda deixam muito a desejar – Lima, no Peru, por exemplo, lidera o ranking com média de 7,2 Mbps, seguida de Santiago (Chile), com 7 Mbps.

Brasília tem o terceiro melhor upload (6,7 Mbps) e seguida por São Paulo(6,6 Mbps); não podemos esquecer que o upload também é importante para a experiência de uso, especialmente quando usamos apps como o Instagram ou o WhatsApp. Em relação a isso, Fitchard complementa:

O número crescente de assinantes, e em particular a quantidade de dados que consomem, pode exercer muita pressão sobre as redes, causando congestionamentos e diminuindo a velocidade.




As operadoras móveis também precisam gerenciar seus recursos que muitas vezes são escassos e, às vezes, priorizam os canais de downlink para melhorar as velocidades de download, comprometendo as velocidades de upload.

Na Venezuela as velocidades na rede móvel já deixam bastante a desejar, com as cidades de Maracaibo e Caracas apresentando os piores resultados (tanto em velocidade de download quanto de upload).

No entanto, isso é até compreensível, vendo que no presente momento o país passa por uma profunda crise econômica e humanitária, por isso, não é exatamente uma surpresa que a maior parte dos seus dispositivos ainda estejam conectados em redes 3G.

O relatório completo da pesquisa feita pela Opensignal pode ser conferido aqui.


2

Comentários

Brasil surpreende em ranking de velocidade para downloads via 4G na América do Sul
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular