LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo é multada em valor milionário pelo Procon-SP por cobrança indevida a consumidores

23 de setembro de 2019 22

A Vivo está sendo multada em um valor milionário pelo Procon de São Paulo. O órgão diz que o Código de Defesa do Consumidor vem sendo desrespeitado pela operadora, que é alvo frequente de reclamações dos usuários que alegam cobranças indevidas e atendimento ruim.

Segundo o Procon a Vivo teria adicionado serviços à assinatura de clientes sem consentimento e cobrado por isso, e em outros casos teriam ocorrido episódios de cobranças por serviços já cancelados ou então aqueles que nem ao menos chegaram a ser prestados.

Para o órgão de defesa do consumidor fica evidente uma conduta abusiva que coloca os consumidores em desvantagem. Por isso foi fixada uma multa de R$ 3,55 milhões, a ser cobrada pelo próprio Procon-SP.

A Vivo não se manifestou sobre as acusações.

Vale lembrar que há algumas semanas o mesmo Procon fixou valores vultosos de multas à Apple e ao Google. Na ocasião o episódio tratava sobre aplicativos disponíveis na App Store e Play Store, que continham cláusulas abusivas e termos não traduzidos para o português brasileiro.

Outro episódio recente envolve a Sky, que encerrou o Sky Livre - prometido como serviço de manutenção gratuita após compra de um kit - mas que foi reformulado e agora exige pagamentos recorrentes mesmo para o acesso a canais abertos regionais.

E você, o que acha dessa nova "condenação" promovida pelo órgão de defesa do consumidor? Já teve problemas com a sua operadora? A quem recorreu? Conte para a gente nos comentários!


22

Comentários

Vivo é multada em valor milionário pelo Procon-SP por cobrança indevida a consumidores
  • Cleide Donega. Eles cortaram meu telefone e internet e continuam mandando fatura, eu estou rasgando pois não vou pagar por algo que não estou gastando! 13/01/2021

      • Bem, embora eu acredite que essa multa não será paga, mas a Vivo usa de má fé com seus clientes. Eu venho sendo importunado por uma empresa de cobrança em nome da Vivo que tá me cobrando uma conta do ano de 2003, sendo que minha linha tem 15 anos e eu nunca tinha sido cobrando antes e nem tive os servicos suspensos por falta de pagamento. A ladra da Vivo também incluiu o serviço "Vivo Filhos Online" na minha linha sem eu solicitar , eu liguei para reclamar e o atendente falou que constava que eu havia solicitado, porém eu nem filhos tenho. O serviço seria tão útil pra mim como pente para carecas. Kkkk

          • Precisa multar pela cobrança de serviços digitais, que a vivo se recusa a cancelar,

              • Eu liguei um dia desses na vivo, para me informar sobre, a atendente me informou que se eu cancelasse os serviços (que são de VOD e Streaming) eu iria pagar o mesmo preço da conta, então decidi deixa-los, vou até passar a utiliza-los.

                  • Os serviços digitais fazem parte do modelo de negocio e são necessários devido ao abuso de carga tributaria no setor de telecomunicações, e eu prefiro ver o governo perder do que o preço subir.

                      • Precisa ir Procon, cara!

                        • Falta segurança sistemas cartão

                            • Eita . Parabéns Procon certo

                                • Multou foi pouco! ¬_¬

                                    • Só 3 milhões? Isso daí é nada perto do que eles cobraram indevidamente dos clientes. Pessoal da Vivo tá é dando graças e tirando onda do pessoal do Procon. Procon é lixo, sabe nem multar ...

                                        • Tem que multar a Tim tbm, eles sempre, sempre roubam o crédito dos celulares de todo mundo que conheço(os meus tbm)

                                            • Tem que multar a NET/CLARO tbm pq prestam um serviço pífio, pago 120 mega , mas nunca nem sequer senti o cheiro dessa velocidade, pois as vezes chega ao cúmulo de ao fazer o teste , não chega a 3 mega, aliás , tem dias que nem isso, pois por diversas vezes ao dia a conexão está tão ruim que nem um e-mail consigo abrir. Tenho que ficar ligando e desligando o modem pq cai várias vezes. Até cancelei minha assinatura do NETFLIX pq eu simplesmente não conseguia assistir nada de tão ruim que a conexão está. Ao entrar em contato com a NET/CLARO eles se resumem e fazer procedimentos genéricos como: tira o modem da tomada por 10 segundos, liga novamente, verifique se os cabos estão conectados de forma correta, não ficar muito longe do modem, se tiver obstáculos a velocidade pode ser afetada, muitos aparelhos usando ao mesmo tempo podem afetar a velocidade. Tudo isso eu já fiz e sei, mas eles acham que somos idiotas. Aí vc pede uma visita técnica que diz que vc tem que trocar o modem , porém é pago , o modem é trocado , pago por isso ,as continua uma merda. Era tudo muito bom nos primeiros meses, mas depois foi só ladeira a baixo. E para piorar assim que a CLARO assumiu de vez continuou uma porcaria, mas o valor subiu, cancelei a TV para dar uma amenizada, mas ao cancelar descobri que vou continuar pagando quase o mesmo valor pq eles aumentaram os valores dos outros serviços alegando que o valor era "promocional" por conta do combo e como exclui um dos serviços os demais voltam ao valor convencional, ou seja , ladroagem pura.
                                              Mas infelizmente tenho que ficar com essa desgraça por falta de opção, pq aqui onde moro não tem VIVO fibra e nem LIVE TIM. É estranho não ter VIVO , pois eu era cliente da extinta GVT que foi comprada pela Vivo, mas ainda assim já entrei em contato várias vezes e quando pedem meu endereço diz que ainda não está disponível no meu CEP e tentam oferecer um modem 4G. Saudades da GVT , nunca tive qualquer problema, mas cancelei pq tive que ir morar um período em minas, quando voltei a GVT já não existia mais pq a VIVO a tinha comprado. Foi aí que assinei a NET e cai em desgraça, pois só passo é raiva....

                                                • Cara, por lei, a operadora é obrigada a fornecer no minimo 10% da velocidade contratada, ou seja, 120 Mb = 12 Mb, a melhor forma de certificar a velocidade é conectando apenas 1 aparelho, via cabo ethernet, e rodando o teste de velocidade, para provar que está muito abaixo do contratado.Como é vendido em bits e quase sempre é baixado em bytes, então é normal aparecer que está baixando a 15 MegaBytes (120/8) ou, dentro do limite da lei 1,5 MegaBytes (12/8).Caso realmente esteja abaixo disso, você pode denunciar no procon, anatel, delegacia do consumidor e até abrir um processo na justiça especial cível, informando quebra de contrato e serviço mal prestado. O único problema é que aparentemente, na sua região parece não haver outras operadoras :/

                                                    • O mínimo que deve entregar teve alterações: 10% era em 2010, 2011 e 2012 20%, 2013 30% e até os dias atuais 40%, porém com uma média mensal de velocidade de 80% do valor contratado (das dez até as vinte e duas horas e não pode ser inferior a 80%).

                                                      • Concordo Sim.
                                                        Ótimo GVT ( sem caiu ) infelizmente é culpe juíza ou OBA mal

                                                        • Multa tão alta que vai para os bolsos errados, pq o prejudicado diariamete mesmo somos nós

                                                            • A Vivo é uma tristeza quanto a cumprimento de contrato, eles reajustam
                                                              preços antes do prazo mínimo previsto em lei, alteram o plano do cliente
                                                              sem consentimento e tem um call center que não serve nem pra gerar uma fatura pro rata, eu nem discuto mais com atendente eu só ligo lá, falo falo falo, pego a gravação e abro a reclamação na Anatel, ai o setor de ouvidoria resolve o problema. mas fazer o que a concorrência do Slim é pior ainda insiste em agonizar no Docsis. bom seria se a Algar Telecom expandisse a rede de fibra logo.

                                                              Android

                                                              Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                              Android

                                                              Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

                                                              Android

                                                              O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

                                                              Especiais

                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas