LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oi agradece! Governo sanciona sem vetos lei que moderniza as telecomunicações no Brasil

05 de outubro de 2019 6

A lei 13.879, que tramitou no Senado como PLC 79 e foi aprovado por unanimidade, foi sancionada pelo Governo Federal sem vetos. Na prática, o projeto redefiniu o modelo de exploração dos serviços de telecomunicações no Brasil, permitindo que a concessão da telefonia seja adaptada ao regime privado.

O texto foi publicado ontem (4), no Diário Oficial da União e modifica a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) e a Lei do Fust (Lei 9.998/00). A partir da publicação, caberá à Anatel a regulação do processo de adaptação de outorgas. Telefônica, TIM e Oi já confirmaram publicamente o interesse no processo de migração.

Houve, contudo, pressão de setores do Ministério da Economia, que viam preocupação no fato de o governo abrir mão de receita sem previsão e, mais especificamente do Tesouro Nacional, temeroso com o descumprimento da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) já que as concessões às operações não renderiam mais uma porcentagem bianual para os cofres públicos.

Mesmo assim, prevaleceu a tese de quem defendia que o aumento da captação de impostos por conta da expansão da rede de banda larga. Confira mais detalhes sobre o projeto na nossa coluna Detetive TudoCelular.


O texto sancionado pelo governo modifica outros itens da Lei Geral de Telecomunicações. Agora, o valor da adaptação deverá ser convertido em investimentos em áreas escolhidas pelo Poder Executivo, por exemplo, e prevê a possibilidade de renovação sucessiva da concessão e da autorização, da licença de uso de espectro na telefonia móvel e serviços por satélite e da ocupação de posições orbitais.

Com a alteração do regime de concessões para autorizações, uma das principais beneficiadas será a Oi. Concessionária da telefonia fixa em várias regiões do Brasil, a operadora agora poderá direcionar investimentos em banda larga e seguir de maneira mais confortável em seu plano de recuperação.


6

Comentários

Oi agradece! Governo sanciona sem vetos lei que moderniza as telecomunicações no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista