LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Virou novela! Ministério da Ciência prevê leilão do 5G apenas no segundo semestre de 2020

05 de outubro de 2019 24

O leilão do 5G no Brasil, inicialmente previsto para março de 2020, começa a virar novela. O edital de espectro 5G a ser leiloado ainda está em análise pelo Conselho Diretor da Anatel, e ainda há a questão da interferência com o sinal de TV por satélite em banda C.

Por isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem a perspectiva de que a licitação aconteça apenas no segundo semestre de 2020. O entendimento das empresas envolvidas no segmento é a de que sobre qual é o melhor momento para o leilão influencia a definição da data.

Segundo Arthur Coimbra, diretor do departamento de banda larga do MCTIC, há a preocupação com a interferência da TVRO, como disse em entrevista ao MobileTime.

A interferência [na TVRO em 3,5 GHz] não é pretexto, é uma questão real. Mas também existem empresas com estratégias comerciais e condições financeiras diferentes uma das outras. Umas têm mais interesse no leilão, e outras menos. Existe uma pressão de parte a parte. Algumas [empresas] em prol do leilão, outras no sentido de atrasar. Mas a Anatel, pelo que a gente percebe, está bastante empenhada em realizar esse leilão no segundo semestre do ano que vem”


Arthur Coimbra, diretor do departamento de banda larga do MCTIC


O MCTIC, contudo, não descarta completamente a hipótese de o leilão acontecer ainda no primeiro trimestre, como disse o secretário executivo da pasta, Julio Semeghini, em entrevista ao TudoCelular.

Entidades como o SindTelebrasil, que representa o setor de telecomunicações, vê com preocupação a demora. Estudos da Ericsson apontam um prejuízo bilionário caso o Brasil atrase o leilão, e operadoras regionais também seguem em compasso de espera para o leilão. Já a Anatel, também em entrevista recente ao TudoCelular, entende que é possível conciliar 5G e TVRO por haver conformidade espectral, mas também não acredita no leilão em março.


24

Comentários

Virou novela! Ministério da Ciência prevê leilão do 5G apenas no segundo semestre de 2020
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Outubro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular