LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sucessor do 5G chegando? Chinesa vivo registra logo do 6G na Europa

24 de outubro de 2019 5

Aparentemente o sucessor 5G já começou a dar seus primeiros passos em desenvolvimento, e isso foi reiterado mais uma vez, vendo que há pouco a fabricante chinesa vivo (não confundir com a operadora de telefonia móvel) registrou um logo para o 6G na Europa.

A Vivo Mobile Communication enviou o material para registro no EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia) em 22 de outubro de 2019.

No design é possível ver barras cruzando o '6' e no ‘G’, o que remete a velocidade – apesar de sequer sabermos ao certo o quão rápida será essa nova tecnologia. Os primeiros smartphones 6G devem chegar ao mercado apenas após 2030, quando o padrão deve finalmente ser finalizado.

Apesar de termos ainda muito tempo pela frente, esse tipo de tecnologia geralmente tem seu desenvolvimento iniciado muitos anos antes do lançamento comercial.


Em julho de 2017, por exemplo, a União Europeia havia anunciou o projeto Terranova, que seria destinado a preparação do sucessor do 5G, trazendo uma rede com até 1 Terabyte por segundo (em vez do 1 Gigabyte por segundo do 5G), com latência quase zero.

Esse “5G+” seria ainda mais interessante, por exemplo, para jogos e aplicativos de VR e AR, desempenhando um papel importante também para a Realidade Aumentada, que dentro de alguns anos, deverá fazer ainda mais parte de nossas vidas.

No futuro, em uma era 'pós-smartphone' – sim, porque o smartphone como o conhecemos hoje ficará obsoleto nesse período – tudo poderá ser conectado, cada objeto receberá dados e contará com a intervenção da inteligência artificial.

Nesse período possivelmente as interfaces de realidade aumentada aparecerão em todos os lugares, ficando invisíveis quando o usuário não precisar mais delas.

A UE não é única se preparando para o 6G – China e Reino Unido, já deram início a pesquisa e desenvolvimento do 6G desde 2015.

Mas antes da sexta geração de redes móveis, deveremos ser contemplados com o 5G+, tecnologia que já estará presente em alguns países a partir de 2020.


5

Comentários

Sucessor do 5G chegando? Chinesa vivo registra logo do 6G na Europa
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos