LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia deve mudar chips de equipamentos 5G para concorrer com Huawei e Ericsson

01 de novembro de 2019 2

Apesar do mercado 5G estar passando por uma forte expansão, a Nokia reconheceu que a nova tecnologia está custando muito mais do que o previsto. Em uma conferência para investidores, o CEO da empresa, Rajeev Suri, admitiu que a produção de chips para as antenas 5G está minando o caixa da empresa.

Isso porque a Nokia não fez uma boa escolha ao usar o chipset FPGA (field programmable gate array) nos seus equipamentos 5G. Como resultado, apesar de representar uma vantagem competitiva, a produção desse componente está saindo muito caro e isso reduz o lucro da empresa.

Por isso, em busca de resolver a questão, a Nokia suspendeu o pagamento de dividendos e contratou mais 350 funcionários para trabalhar em um chip que deve substituir os FPGAs. No entanto, o prazo para que um novo produto chegue ao mercado é de dois anos.


Comentando o assunto, o chefe global de Marketing de Redes Móveis da Nokia, Sandro Tavares, disse que a escolha do chipset FPGA fez com que a empresa ganhasse vantagem competitiva, mas o cenário agora é outro:

esse chip é programável e personalizável. Ele reúne características e eficiência de um SoC poderoso, mas com a flexibilidade de poder programar via firmware. Mas tem o lado oposto do custo de produção e do consumo de energia. Os FPGAs custam muito mais no preço unitário e usam muito mais energia.

Os executivos da Nokia também revelaram que a empresa está trabalhando até mesmo com a ajuda da Intel. No entanto, os problemas da finlandesa podem acabar se acumulando, uma vez que a concorrência pelo mercado 5G vem se acirrando. Por enquanto, a previsão é de que os lucros da Nokia continuem em baixa.

De toda forma, a empresa já tem contrato com as quatro principais operadoras dos Estados Unidos, sendo que ela também está sendo responsável pelo atraso na liberação do 5G em algumas cidades. Vale lembrar que recentemente um rumor indicou que o governo Trump estuda maneiras de ajudar financeiramente a empresa, mas essa informação ainda não foi confirmada.


2

Comentários

Nokia deve mudar chips de equipamentos 5G para concorrer com Huawei e Ericsson
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista