LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Até quando? Grupo de funcionários negros denuncia práticas racistas na sede do Facebook

09 de novembro de 2019 7

Embora há um ano o Facebook tenha sido acusado por um ex-gerente de falhar com seus funcionários e usuários negros, parece que a companhia comandada por Mark Zuckerberg não aprendeu a lição.

Um grupo de funcionários negros, latino-americanos e asiáticos da companhia mostra que pouco mudou desde os últimos episódios. Foi criado um perfil no Medium, famoso publicador de blogs, para denunciar novos problemas que esse grupo sofre dentro da companhia. O perfil tem o nome FB Blind.

Nas publicações, há relatos de incidentes discriminatórios e racistas sofridos pelo grupo, com direito a capturas de tela do aplicativo interno, que mostram os tipos de abusos aos quais funcionários negros estão sujeitos.

Um dos exemplos mostra um funcionário que relatou que seu gerente tentou convencer dois colegas a dar um feedback negativo sobre seu desempenho. A tentativa foi refutada pelos colegas, que levaram o caso ao RH. Nada foi feito. Outro mostra um funcionário negro que recebeu o pedido de dois colegas brancos para limpar o ambiente após o café da manhã.

Outra experiência mostra comportamento racista. O autor do relato opinou sobre um ponto em que era especialista durante uma reunião, e foi repreendido por isso, tendo ouvido que foi desrespeitoso e arrogante. O funcionário teria acabado de se tornar gerente, e quem o repreendeu disse que estava se certificando de que "homem negro arrogante que se acha mais esperto do que todo mundo seja gerenciado o mais rápido possível".

A opção de falar sobre as experiências de forma anônima, de acordo com o grupo, é porque o Facebook cria uma cultura hostil para negros, que se sentem ameaçados de perder emprego. Além disso, questões sobre representatividade recebem as seguintes respostas-padrão: "vemos a diversidade como importante", "esse comportamento não é aceitável" e "aumentaremos nossos esforços para melhorar as coisas", mas o ciclo de racismo apenas se repete.


Após a publicação dos posts, o Facebook postou um pedido de desculpas, assinado pelo seu vice-presidente de comunicações corporativas, Bertie Thompson.

Ninguém no Facebook, ou em qualquer outro lugar, deveria suportar esse comportamento. Lamentamos. Isso vai contra tudo o que defendemos como empresa. Nós está ouvindo e trabalhando duro para fazer melhor".
Bertie Thompson, vice-presidente de comunicações corporativas do Facebook


7

Comentários

Até quando? Grupo de funcionários negros denuncia práticas racistas na sede do Facebook
  • so uso facebook pra ver live e acessar o cod mobile fora isso essa rede social é um cancer

      • Facebook é um câncer. Só propaga o que não presta...

          • " Outro mostra um funcionário negro que recebeu o pedido de dois colegas brancos para limpar o ambiente após o café da manhã."

            E a onde exatamente está o racismo nisso? Manter o ambiente limpo agora é ilegal ? Já vi casos assim em locais de trabalho a onde cada dia um funcionário fica responsável pela limpeza do ambiente e nunca vi ninguém reclamando disso, ou então essa parte da matéria está incompleta, porque não faz sentido isso.

              • E se fosse o contrário? Será que o funcionário branco limparia?

                  • O relato dá a entender que não há cultura de cada dia uma pessoa limpar a mesa no facebook, então pra mim há racismo sim.

                      • While eating breakfast, two white employees asked me to clean up after their mess. I am a program manager. I told my manager about the incident. She told me I need to dress more professionally.

                        Esse foi o relato. Pela descrição, a dupla de funcionários "pediu" para o funcionário negro que limpasse a bagunça deles. O racismo está especificamente no fato de eles acharem que existe uma hierarquia entre eles por suas cores de pele.

                        • E a resposta do vice-presidente é apenas mais uma resposta padrão.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista