LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei promete acelerar construção da rede 5G no Brasil em reunião com Bolsonaro

19 de novembro de 2019 34

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta semana o CEO da Huawei Brasil, Wei Yao, em uma reunião que teve como pauta a tecnologia 5G.. O encontro também aconteceu logo após a realização da Cúpula dos Brics. Na ocasião, Bolsonaro recebeu Xi Jinping, presidente da China, e fez acenos ao país.

Segundo fontes, a gigante chinesa demonstrou interesse em participar da construção da nova rede no Brasil e ressaltou que pode acelerar a ativação do 5G no país. Questionado sobre o assunto da reunião, Bolsonaro disse para a Folha que a Huawei não falou sobre o leilão que será realizado pela Anatel:

A palavra leilão eu não ouvi na reunião. Se ele falou, eu estava desatento. Não foi feita a proposta, ele apenas mostrou que quer 5G no Brasil.

Imagem/Reprodução: Folha de SP - Marcos Corrêa/PR

O presidente também comentou que a decisão final sobre o leilão será feita com base na melhor oferta e na conectividade:

Estou sabendo que tem uma empresa sul-coreana que também está em condições de operar o 5G. A melhor oferta, né? A gente vai levar para o lado do quê? Oferta e conectividade. É isso aí.

Apesar de não ser o tema central das discussões, fontes afirmam que a Huawei pediu que o governo brasileiro permita que as operadoras sejam livres para escolher seus fornecedores quando a Anatel realizar o leilão do 5G, que deve acontecer no segundo semestre de 2020.

Além disso, a fabricante também destacou que pode trabalhar em conjunto com bancos estatais da China para conseguir financiamento para operadoras brasileiras, algo que facilita a compra dos seus equipamentos. Indiretamente, a avaliação é que o governo Bolsonaro não deve interferir no leilão do 5G.

Isso porque, apesar dos alertas emitidos pelo governo dos Estados Unidos, a Anatel já liberou que as principais operadoras do país façam testes do 5G com equipamentos da Huawei. De toda forma, o assunto é tratado com muita cautela, uma vez que a companhia está no centro da guerra comercial entre China e EUA e o Brasil adotou a posição de neutralidade.


34

Comentários

Huawei promete acelerar construção da rede 5G no Brasil em reunião com Bolsonaro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista