LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TSMC vai começar a produzir chips de 5 nanômetros em massa já no início de 2020

06 de dezembro de 2019 6

Notícias recentes afirmam que a TSMC está se preparando para dar a partida em seu processo de fabricação de chips de 5 nanômetros no início do próximo ano.

Atualmente a firma já trabalha com litografia de 7 nanômetros, e recebeu inúmeros pedidos dos mais diversos fabricantes – então, nada mais natural do que prosseguir adotando a tecnologia ainda mais recente para suprir essa demanda.

A fabricação de chips de 5 nanômetros deve ter início no segundo trimestre, fazendo com que a TSMC se torne a maior empresa asiática a embarcar essa tecnologia. O vice-presidente sênior da wafer fab da TSMC (JK Wang) disse que o objetivo da firma é atender ou exceder a Lei de Moore.

Nesse momento a TSMC já está se preparando para explorar a fabricação em 3 nanômetros, que deve começar a produzir hardware em massa já em 2022 – na verdade, era para ser apenas em 2023, porém, as expectativas são para que a firma consiga antecipar essa tecnologia um ano inteiro.

Clientes antigos como Apple e HiSilicon serão definitivamente os primeiros a adotar e usar as novas tecnologias em seus smartphones e tablets.

Enquanto à produção em 5nm, há a TSMC já havia relatado que a produção experimental do processo de fabricação dessa litografia já estava quase completo, entrando em produção assim que concluído.

É bom que a concorrência não relaxe – a Huawei, por exemplo, já trabalha no Kirin 1000, que será fabricado em 5 nanômetros e deve ser parte importante do vindouro Huawei Mate 40.


6

Comentários

TSMC vai começar a produzir chips de 5 nanômetros em massa já no início de 2020
  • O Snapdragon s865 deveria ter sido lançado com 5 nanômetro(ou pelo menos 6 nano) para começar 2020 colocando a Apple em maus lenções.Mas não, a Qualcomm fez tudo só visando o lucro das empresas q sem pensar colocam o s865 nos top de linha, claro melhorou algumas coisinhas como 5g e IA,mas não surpreendeu em nada.Torço para os Exynos, Mediatek e Kirin evoluam mais q os Snapdragon com mais desempenho e eficiencia obrigando a Qualcomm a parar essa inercia q a empresa vive.

      • Qual empresa já pôs no mercado a litografia de 5nm? Nenhuma. Por isso a qualcomm lançou em 7nm. Possivelmente os S11 tb venham com um exynos em 7nm.

          • O problema é sistema mesmo, o iOS sempre vai marcar mais pontos que o Android, fazer um chip com menos nanômetro é legal mas eles tem que ir mais de vagar pra não usar todas as cartas na manga de uma vez , os chips atuais já são tão potentes que não vamos perceber essa diferença de menos nanômetro, eles estão evoluindo os chips mas até então não tem nenhuma grande novidade que tire proveito desse poder de fogo todo.

            • Parece que agora as baterias vão crescer ( sentido figurado ) %uD83D%uDE01

                • Eu vi que o kirin 1000 ou kirin 1020 vai ter 59% mais desepenho e 79% mais economia de energia por se feito em 5nm mais o certo seria ano passado ter 7nm esse ano 6nm 2020 5nm 2021 4nm 2022 3nm 2023 2nm e 2024 1nm mais vai ser muito bom ter chipset de 3nm mais cedo obrigado tsmc

                    • Os chineses sempre na frente. ..

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista