Economia e mercado 11 Dez
O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, deu a sua primeira entrevista à imprensa latino-americana nesta semana. Em uma breve conversa com jornalistas, o executivo disse que o Brasil não precisa se preocupar com a chegada da rede 5G, uma vez que empresas de tecnologia devem assumir o protagonismo. Ele ainda recorreu ao esteriótipo brasileiro e disse:
com distribuição da riqueza pelo governo e o desenvolvimento tecnológico das empresas, o brasileiro poderá se dedicar mais ao samba, que nunca poderá ser substituído pela inteligência artificial
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o executivo também entrou no tema guerra comercial e disse que os Estados Unidos tratam a América Latina como seu quintal. Por isso, a Huawei deve ajudar a região a "sair desta armadilha e manter a soberania de seus países":
Os Estados Unidos tratam a América Latina como seu quintal. Nosso objetivo é ajudar a América Latina a sair desta armadilha e manter a soberania de seus países. A América Latina é o melhor lugar do mundo.
Para Ren Zhengfei, o 5G está chegando em um momento no qual o Brasil precisa de impulso para ultrapassar os Estados Unidos. Além disso, ele demonstrou não temer os problemas ocasionados pela guerra comercial entre a China e o país norte-americano:
A disputa com os EUA não criará um novo muro de Berlim porque a era da informação não comporta muros. Depois da recessão econômica, os Estados Unidos perderam mercado. Se não pode fornecer para o mundo inteiro, o país deve se conformar em reduzir sua presença na economia mundial.
Comentando o leilão do 5G que a Anatel deve realizar no próximo ano, o executivo destacou que a legislação brasileira é uma barreira importante:
A legislação brasileira é muito complicada e pode ser uma barreira para o desenvolvimento tecnológico. Devemos vencer a barreira da legislação e as restrições políticas
Sobre o receio demonstrado pelo presidente Jair Bolsonaro quando o assunto é a tecnologia chinesa, Ren Zhengfei disse:
quando o presidente conhecer a Huawei vai mudar eventuais opiniões que tenha tido no passado
Vale lembrar que o governo Trump vem pressionando países aliados a banir a Huawei da sua infraestrutura 5G. Por isso, recentemente a Huawei se reuniu com o presidente Bolsonaro e prometeu agilidade na implantação da nova rede. Por enquanto, a previsão é de que o leilão da Anatel só seja realizado no segundo semestre de 2020.
Comentários