LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China ameaça retaliar proibindo montadoras alemãs se país banir Huawei no 5G

16 de dezembro de 2019 58

Apesar de algumas operadoras da Alemanha já listar a Huawei como uma possível fornecedora de equipamentos 5G, a classe política do país ainda se encontra dividida. Atualmente, existe uma preocupação do governo de Angela Merkel com iniciativas que podem partir do parlamento alemão.

Isso porque deputados apresentaram um projeto de lei que proíbe fornecedores "não confiáveis" de atuar na rede 5G do país. Apesar de genérica, a sugestão legislativa tem um alvo: a Huawei. Por isso, em um evento da Handelsblatt, o embaixador da China em Berlim, Wu Ken, foi direto ao assunto e deu o recado de Pequim:

O governo chinês não será um espectador mudo se a Alemanha excluir a Huawei de realizar negócios no país.


Apesar do embaixador não citar as medidas que Pequim pode tomar, o mercado já sabe que a China pode mirar nas montadoras alemãs. Na pior das hipóteses, Volkswagen, BMW e outras podem ser banidas do gigante mercado chinês, algo que irá prejudicar a economia da Alemanha:

Poderíamos dizer, em um dia qualquer, que esses carros alemães não são seguros, simplesmente porque agora temos a tecnologia necessária para fabricar nossos próprios veículos? Não. Isso seria simplesmente protecionismo

Atualmente, fabricantes alemãs vendem cerca de 28 milhões de veículos na China. Por isso, a maioria das empresas investiu pesado no país, uma vez que o mercado local é maior que o Europeu em números. Por enquanto, o governo de Angela Merkel tenta contornar as iniciativas do parlamento.

Mesmo assim, Berlim tem dado sinais contraditórios. Ao mesmo tempo em que acena com uma liberação da Huawei, membros da administração fazem declarações problemáticas para a chinesa. Em uma entrevista recente, o ministro da economia da Alemanha, Peter Altmaier, comentou como o país vai lidar com as fornecedoras de tecnologia 5G:

Devemos evitar disputa entre instituições e, em vez disso, focar no uso dos componentes de hardware e protocolos de segurança mais confiáveis ​​quando se trata de questões de segurança nacional. Quem deixar de cumprir os nossos padrões está fora.


58

Comentários

China ameaça retaliar proibindo montadoras alemãs se país banir Huawei no 5G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista