LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm e BNDES criam fundo milionário para incentivar Internet das Coisas no Brasil

18 de dezembro de 2019 2

Depois do centro de referência inaugurado na Facens, em Sorocaba, a Qualcomm iniciou mais uma iniciativa relacionada a Internet das Coisas no Brasil. A empresa e o BNDES anunciaram a criação de um fundo de investimento em participações de R$ 160 milhões, para fomentar o desenvolvimento de IoT no país.

O fundo é focado em startups que desenvolvam produtos e serviços nesse setor. Ele irá apoiá-las em estágio inicial, ou seja, com capital semente e financiamento de série A. Os planos das duas empresas é investir 50% do valor total – R$ 80 milhões. O restante será composto por outros investidores convidados a participar.

Imagem: Reprodução

A administração do fundo será feita por um gestor profissional, a ser escolhido pela Qualcomm e pelo BNDES por meio de um edital de seleção – disponível no site da estatal. As propostas poderão ser encaminhadas até o dia 7 de fevereiro de 2020.

De acordo com o Presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser, a desenvolvedora de semicondutores irá colaborar também com a expertise em IoT, além do aporte financeiro.

“A criação deste fundo está em linha com a visão estratégica da Qualcomm de impulsionar o ecossistema de Internet das Coisas no Brasil. Queremos nos engajar com empresas líderes em diferentes verticais, de maneira a explorar o potencial do país como produtor de tecnologia. Além do aporte financeiro, contribuiremos também com nossa expertise em IoT, afinal estamos desenvolvendo tecnologias nesse campo há pelo menos uma década.”


Rafael Steinhauser

Vice-Presidente Sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicação Ltda. e Presidente da Qualcomm para a América Latina

Já o Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ressalta que a parceria também servirá para fomentar o empreendedorismo no Brasil.

“O lançamento do fundo vem em um bom momento de retomada do crescimento econômico e contribuirá para o desenvolvimento do ecossistema de startups e de IoT. Fundos como esse são instrumentos inovadores para fomentar o empreendedorismo no Brasil, principalmente em setores de maior risco, como o de tecnologia.”


Gustavo Montezano

Presidente do BNDES

Entre as áreas de atuação das possíveis empresas agraciadas com o fundo, estão aplicações de hardware, software e análise de dados, como manufatura 4.0, smart cities, saúde, smart agro e IoT residencial.

A iniciativa está alinhada com o Plano Nacional de Internet das Coisas e a nova regulamentação da Lei de Informática – a qual autoriza investimento de recursos incentivados em Fundos de Venture Capital por meio de fabricantes de eletrônicos.

Você aprova a criação do fundo para incentivar IoT no mercado nacional? Participe conosco!


2

Comentários

Qualcomm e BNDES criam fundo milionário para incentivar Internet das Coisas no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista