Economia e mercado 03 Jan
Atualização (15/01/20) - JB
De acordo com novas informações divulgadas nesta semana, a TSMC já está trabalhando com os últimos detalhes para iniciar a produção em massa de processadores em 5 nm. Fontes que possuem acesso aos planos da companhia afirmam que o estágio de desenvolvimento se encontra em 80%.
Por isso, tudo indica que a fabricante taiwanesa será a única responsável pela produção do novo processador Apple A14 de 5 nm. Além disso, a companhia também deve aceitar pedidos para fabricar o próximo processador topo de linha da Huawei.
Em linhas gerais, o mercado espera que 8% da receita da taiwanesa seja obtida apenas com chips que usam o processo de 5 nm, enquanto a demanda por componentes de 7 nm continuará em alta.
Outro ponto importante é que o crescimento da companhia pode chegar a 20% neste ano, uma vez que a demanda por componentes para aparelhos com 5G deve subir ainda mais até o fim do ano.
Texto original (02/01/20)
Apesar do lançamento ainda distante, o mercado de tecnologia já começa a focar nas novidades que a Apple irá trazer com o anúncio do iPhone 12. Recentemente, vimos rumores indicando que a companhia de Cupertino pode inserir a câmera frontal sob o display do aparelho.
Além disso, a própria Apple deixa claro que a linha iPhone 12 deve ser lançada com suporte para o 5G. Agora, de acordo com um relatório da mídia chinesa, a TSMC já está se preparando para iniciar a produção do próximo processador Apple A14.
De acordo com fontes que possuem acesso aos planos da fabricante, tudo deve estar pronto para o segundo semestre, sendo que o novo chipset da Apple será produzido em 5 nm.
Como sabemos, apesar de poderoso, o processador A13 Bionic ainda é produzido em 7 nm, que é a mesma tecnologia encontrada no A12 de 2018. Segundo fontes, a Apple já encomendou o uso da litografia de 5 nm da TSMC e deve ter acesso a ela antes de outras companhias.
Contudo, a fabricante taiwanesa está tratando o assunto com muita cautela. No momento, a empresa ainda está fazendo os testes em uma etapa chamada "produção de risco". Caso tudo dê certo, a TSMC deve iniciar a produção em massa para atender a demanda da Apple.
Por enquanto, a empresa de Cupertino não comenta o assunto. Com isso, alertamos que tudo ainda deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor. Mesmo assim, a produção do A14 em 5 nm deve elevar ainda mais o desempenho do iPhone 12.
Ansioso pelo lançamento do iPhone 12? Quais são as suas expectativas? Conte para nós aqui nos comentários.
Comentários