LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: operadoras testam novo filtro que permite convivência de parabólica na mesma faixa

14 de janeiro de 2020 13

O leilão do 5G demora para acontecer no Brasil, mas isso não significa que as operadoras não estão se adiantando. Aliás, elas estão com um grande problema nas mãos, que já buscam contornar.

A faixa de 5G a ser usada no Brasil será a de 3,5GHz, a mesma da televisão aberta via antena parabólica. Nem precisamos dizer que há um conflito na faixa, certo? É esse problema de uso duplo que elas tentam contornar, com a criação de um filtro que seria capaz de "limpar" o sinal da rede de quinta geração para as antenas, permitindo o uso perfeito para receptação de sinal por satélite.

A Sinditelebrasil, que reúne as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil, está iniciando uma nova fase de testes com um filtro que performou bem em testes laboratoriais, mas que agora vai para as ruas ver se na prática sua eficiência será a mesma. A Anatel, porém, participa de forma limitada, enviando técnicos colaboradores para fim exclusivo de observação.


As operadoras até possuíam uma outra opção: ficar com a faixa toda para elas, em troca de arcar com as custas da migração da parabólica para outra frequência, o que poderia dar uma cifra de até R$ 9 bilhões. Claro, optaram pelo desenvolvimento desse filtro.

Anteriormente, o primeiro filtro testado em laboratório não deu bons resultados. Agora, com a convocação de novas fabricantes para testes, os resultados preliminares são mais positivos. Fato é que as operadoras ainda terão um bom tempo para trabalharem nesses protótipos e sua viabilidade comercial, já que o leilão do 5G deve acontecer somente a partir do segundo semestre desse ano, ou quem sabe, ficar para 2022.

E você, está ansioso para a popularização do 5G no país para as fabricantes lançarem seus modelos mais avançados por aqui? Conte para a gente nos comentários!


13

Comentários

5G no Brasil: operadoras testam novo filtro que permite convivência de parabólica na mesma faixa
  • É impressionante como as empresas aqui arrumam um jeitinho pra não arcar com nada, nem quando matam pessoas ( caso como na cidade de Mariana ) e outro exemplo disso também são os péssimos serviços prestados pela as operadoras que com administrações catastróficas caminham para falência! Agora vem com a brilhante ideia de implantar o "5G" sendo que na maioria do território brasileiro não há o sinal 4G... é um absurdo isso!!! Quando o nosso nível de sinal mínimo for o 3G eu acredito no 5G no Brasil.

      • Vergonha! Brasil TV 1080i.. Nunca 4K e 8K HD


        Brasil 2050 = TV 4K
        Brasil 2100 = TV 8K

        • Posso até estar falando besteira, mas não seria mais prático usar outra frequência?

            • Não, porque primeiro que tem frequências adequadas para densidade populacional e questões geográficas. Segundo que por optar por uma frequência diferente poderia diminuir a quantidade de aparelhos compatíveis ou aumentar o custo dos mesmos para de adaptar ao Brasil.

              • É Brasil!!! enquanto o mundo usa a Banda KU para transmitir sinal de tv, o Brasil é um dos pouco que usam Banda C, se lá atrás houvesse uma troca para tudo em banda Ku hoje estaria mais fácil... Massas é Brasil.

                • Mais que inteligência em usar a mesma frequência das parabólicas né

                    • Pra mim podia ter matado a parabólica faz tempo. Internet é muito mais importante pras pessoas hoje em dia do que TV. Melhora de conectividade melhora a inclusão, emprego, economia em lugares remotos e etc. TV? Nem mais pra servir de influencia em tempo de eleição serve mais.

                      • vai matar a parabólica agora kkkk

                          Android

                          Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Janeiro 2020

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                          Android

                          TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                          Android

                          TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular