Economia e mercado 14 Jan
Depois de conseguir superar a Intel por dois anos, a Samsung acabou perdendo a sua liderança no mercado de semicondutores. A informação foi confirmada pela Gartner, que publicou nesta semana a sua análise referente ao ano de 2019.
De acordo com os dados divulgados pela empresa, a queda no mercado de memórias DRAM e NAND acabou prejudicando a Samsung. O problema da sul-coreana começou no início de 2019 quando a oferta superou a demanda por esses componentes.
Como consequência, o preço acabou caindo cerca de 47,4%, algo que refletiu nas receitas da Samsung. A própria companhia divulgou que seus lucros caíram 56% nos primeiros três trimestres de 2019, enquanto que o declínio foi de 53% nos últimos três meses de 2019.
Analistas de mercado afirmam que a Intel não passou pela mesma crise que a Samsung, uma vez que a companhia não depende tanto da venda de memórias. A título de comparação, esse tipo de componente representa quase 82% da receita obtida pela Samsung no mercado de semicondutores.
Os dados mostram que a Intel teve uma queda de 0,7% em 2019, mas a empresa conseguiu superar a Samsung, que teve queda de 29,1%. Isso também acabou sendo refletido no faturamento das companhias. A Intel conseguiu faturar US$ 65,8 bilhões, enquanto a Samsung ficou com US$ 52,2 bilhões.
Por enquanto, a liderança de mercado deve continuar nas mãos da Intel. Mesmo assim, a Samsung vem investindo pesado para diminuir a sua dependência das memórias DRAM e NAND. A sul-coreana também espera que o estoque desse componente zere ainda neste ano, algo que pode puxá-la para a liderança novamente.
Comentários