LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Meizu e Gionee pagarão multa milionária à HTC por uso de patentes sem autorização

22 de janeiro de 2020 2

Quem pensa que a China é bagunça saiba que a China não é bagunça não.

A HTC processou a Meizu e Gionee por potencial infringimento de suas patentes na construção de alguns smartphones. Se tratou de uma tecnologia de chassi metálico combinado com uma antena de estrutura peculiar que resolve o problema de captação de sinal em aparelhos que usam muito alumínio no design, copiada pelas duas fabricantes.

A HTC usa esse desenho industrial nos seus aparelhos desde muito tempo, e acusa a Gionee de ter copiado o design para o Gionee M7. A Meizuu por sua vez usou o projeto de antena no M5 Note.

A corte de Beijing acabou por dar razão HTC pois esteja descarado o plágio sem que nenhum centavo de direitos intelectuais fossem pagos à empresa sediada em Taiwan.


Como compensação por possíveis perdas de mercado e multa, a Gionee foi obrigada a pagar à HTC 2,6 milhões de yuans, e a Meizu 3 milhões. Elas foram ainda responsabilizadas pelas custas judiciais, que fez com elas desembolsassem 900 mil yuans adicionais. No total a HTC embolsou aproximadamente US$ 1 milhão.

A cifra final paga, porém, é menor que o valor inicialmente pedido pela processante, que deseja receber 30 milhões de yuans em indenizações. A corte julgou o valor incabível, e por isso a HTC aceitou uma redução drástica desse valor. Gionee e Meizu estão ainda, obviamente, impedidas - e avisadas - judicialmente de seguirem usando a tecnologia de design da HTC.

Vale lembrar que a HTC vem lutando para se manter relevante no mercado de dispositivos móveis. Sua última aposta foi o intermediário Desire 19s, sem grandes novidades em relação aos demais produtos do mercado. O que ajudou seu caixa foi emprestar suas instalações para o Google fazer os smartphones Pixel (esses sim relevantes...).

E você, o que achou desse caso? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Meizu e Gionee pagarão multa milionária à HTC por uso de patentes sem autorização
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular