LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privatização a caminho: Dataprev tem processo iniciado, Serpro entra na fila

23 de janeiro de 2020 13

O Dataprev, que é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social começou a ser privatizada na última quinta-feira, dia 16. As ordens são do presidente Jair Bolsonaro. O governo já havia sinalizado a intenção da privatização anteriormente. Hoje a venda de suas ações foi iniciada. Além disso, o Serpro também foi colocado oficialmente em processo de privatização.

A decisão foi divulgada ontem, 22 de janeiro no Diário Oficial da União, pela Portaria Nº 1.675/2020. Ela autoriza que o BNDES coordene as vendas das ações que o governo possuí sobre o Dataprev, liquidando a empresa para que ela seja posteriormente privatizada.


O BNDES deve respeitar as regras do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos - PIP, da presidência, pelo Decreto Nº 10.999/2020, que inseriu a empresa no Programa Nacional de Desestatização no qual o Serpro agora também está submetido pelo Decreto Nº 10.206/2020.

A Dataprev e o Serpro não são os únicos que estão sob a mira da privatização. Diferente deles, os brasileiros parecem desejar muito uma privatização dos Correios, que já foi sinalizada anteriormente também e agora até mesmo uma empresa americana demonstrou interesse na estatal.


Dentre diversas funções da Dataprev e do Serpro temos o gerenciamento de dados sensíveis de brasileiros, como os presentes no CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais e da Carteira de Trabalho Digital, disponibilizada em 2017, além de liberação de Seguro-Desemprego, pagamento de 35 milhões por mês em benefícios da previdência e dados do CPF e CNH Digital, além de outros documentos importantes.

A reação ocorreu hoje. Na Paraíba e no Sergipe diversos servidores da Dataprev entraram em greve, paralisando seus serviços, temendo pela demissão de 3350 funcionários a longo prazo, além do fechamento imediato de filiais em 20 estados, que deve demitir 493 pessoas. Por enquanto, a liquidação do Serpro não foi iniciada, mas deve ocorrer assim que o modelo de privatização for definido.


13

Comentários

Privatização a caminho: Dataprev tem processo iniciado, Serpro entra na fila
  • O risco é como os dados serão cruzados e vendidos como do (INSS, SUS, IR etc)

    Imagine vc numa entrevista de emprego, a empresa vai la e descobre que vc ja teve câncer, tem diabetes etc...dali ela ja te dispensa.

    Mesma coisa com situação fiscal, se vc for um com problemas em bancos ou judiciais que não compete a antecedentes criminais...ta fuuu do mesmo jeito.

    Ou seja, terá de ser um santo!
    kkkkkkk

    Vai ser um black mirror que só alguns irão atuar como integrantes de um BBB.

      • O pessoal fala como se entendesse de tudo e como se as pessoas fossem apenas objetos de enfeites nestas empresas. Nem os governantes sabem o que estão fazendo, só pensam no dinheiro que podem receber. É por isto que o país tem esta corrupção que está longe de acabar, porque toda esta ideia vem do berço. Os brasileiros são criados para cada um pensar em si mesmo e o resto que se dane. Ninguém mais pensa que se todos vivessem bem, teria um país melhor.Governantes pensam em desviar dinheiro do povo, mas não se preocupam se estão deixando o povo sem saúde, sem educação e com mais violência. Preferem continuar morando num país ruim que eles mesmos estão criando. Por que não melhoram o país para eles mesmos viverem bem e com tranquilidade com todos admirando???

          • Que todos os que estão lendo isso e achando bom, tenham o mesmo destino dos funcionários dessas empresas, em nome de Jesus, para aprenderem a se colocar no lugar do irmão (você mesmo que está lendo) vai ter o mesmo destino dos funcionários, AMÉM

              • Só me interessa privatizar os correios, nunca desejei tanto que uma empresa fosse privatizada, odeio os correios.

                  • Acho que nossa dados deveria ser última coisa a ser vendida, na verdade essas empresas nem deveriam ser e sim órgão, já para lucro não ser seu foco. Se preparem se já somos importunados por ligações estranha agora as coisa vai fica mais estranha.

                      • Tá, você lembra da época que vendiam CD com dados de aposentados e pensionistas do INSS na praça da Sé? Isso sem internet. Se não lembra, pesquisa. Além disso, informações bancárias também eram repassadas por empresas de cartão de crédito. Aprendam de uma vez por todas. Nossos dados nunca foram nosso. Muito antes da internet já existia troca de informações entre empresas com dados dos clientes. Lembra quando você era parado no Shopping ou na rua e te davam uma revista gratuita se você tivesse cartão de crédito? As operadoras de telefonia vendem nossos dados para todo tipo de empresa e ninguém fala nada. Agora tenho certeza que em algum momento todos aqui já tiveram MSN, Orkut, Facebook, Tinder, etc. Pois bem, você entregou sua vida de mão beijada.

                          • Você já dá seus dados pra Google, Microsoft, Amazon e Facebook em troca de serviõs prestados, tá preocupado com o que mais agora?!

                              • verdade, eles têm mais informações de mim do que eu imaginava quando acessava meus históricos das minhas contas online.

                                  • Cada nota fiscal, seu imposto de renda, todos os seus dados fiscais, seus bens, todo o seu parentesco, até mesmo seu histórico de vida está nessas empresas! Toda a sua vida financeira e privada está lá e você ainda acha que ta de boa! Parabéns, realmente não precisa se preocupar com nada! %uD83E%uDD26%u200D%u2642%uFE0F

                                      • Os sistemas do governo nunca foram dos mais seguros e já houve casos de dados vazados de milhões de brasileiros antigamente. Logicamente, essas empresas assinarão contratos de confidencialidade e serão processadas caso venha ocorrer algum vazamento!

                                    • Espero que dê certo

                                        • Vai dar tão certo, como na Argentina...

                                          Tech

                                          Coronavírus: Brasil chega a 359 mortes em 9.056 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                                          Economia e mercado

                                          Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

                                          Android

                                          Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

                                          Android

                                          Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena