LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alemanha acusa Huawei de conspiração com China, empresa nega

30 de janeiro de 2020 36

Infelizmente a Huawei está sempre envolvida em conflitos comerciais com países ocidentais, anteriormente a empresa já se envolveu com o Estados Unidos que começaram a fazer pressão sobre a Alemanha para banir a empresa do 5G a votação a respeito já foi adiada uma vez mas pode ser que ela volte entrar em pauta novamente.

Isso porque hoje o jornal alemão The Handelsblatt alega que a Huawei está conspirando com o governo chinês. Segundo o jornal, um relatório obtido junto à autoridade de inteligência dos Estados Unidos no final de 2019 mostra que a empresa está colaborando com o governo chinês para obter informações de outros países sem autorização deles, caracterizando vazamento de dados.

A Huawei já se manifestou pelo respondendo ao jornal sobre o relatório obtido dizendo apenas que:

"Nunca fez e nunca fará nada para comprometer a segurança das redes e dos dados de seus clientes".

Vale lembrar que a empresa pode ser considerada uma ferramenta do Estado chinês, uma vez que o CEO da empresa, Ren Zhengfei, é dono de apenas 2% dela. Vários funcionários são donos do restante, os outros 98%, e alguns deles são ex-militares do governo chinês. Sobre isso, a fabricante afirma que a empresa não tem um proprietário único, ela é dos seus funcionários.

O escândalo do jornal alemão se deve principalmente porque a empresa vende os Sistemas de Cidades Seguras, nas quais ela instala sistemas de segurança baseados em monitoramento de veículos, identificação facial de cidadãos e inteligência artificial, que são utilizados para identificar possíveis criminosos, mas ao mesmo tempo reduzem drasticamente a privacidade das pessoas que vivem nesses locais.

O jornal enfatiza que sempre que um desses sistemas é instalado ou vendido, funcionários da Huawei, que são ex-militares, aparecem para prestigiar a aquisição, como ocorreu em Uganda recentemente, enfatizando uma possível ligação entre elas e o governo chinês.

De acordo com dados divulgados pela Huawei em 2018 o seu sistema de segurança já havia sido implantado em 230 cidades ao redor do mundo em mais de 90 nações e regiões, servindo e monitorando cerca de um bilhão de pessoas. A empresa divulgou no ano passado que esse número subiu para 100 regiões, mas o número de cidades inteligentes caiu para 160, provavelmente devido às restrições americanas. Veja o vídeo de apresentação do sistema:

Ainda falando sobre o CEO da empresa, Zhengfei já trabalhou no ramo das telecomunicações enquanto servia o exército de Libertação Popular da China, PLA, que trabalha obviamente junto com a Inteligência Chinesa, com a qual a Huawei trabalhou meses atrás em pelo menos dez projetos.

O site Android Headlines também informa que a Huawei instalou redes 5G em para países como Coreia do Norte, Sudão e Síria que são considerados invasores de territórios.

Segundo a empresa chinesa, não há nada de errado. Ações passadas revelam que ela pode de fato trabalhar com o governo da China, seja numa parceria ou de forma obrigatória. Mas a principal suspeita da Alemanha é sobre a propriedade da empresa afinal, a Huawei pertenceria ou não ao governo chinês?


36

Comentários

Alemanha acusa Huawei de conspiração com China, empresa nega
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista