LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube TV: taxas levam mais um app a desistir de comercializar pacotes pela App Store

14 de fevereiro de 2020 11

Tanto Play Store quanto App Store cobram uma taxa de todos os apps pagos ou que possuem microtransações em suas plataformas. Esse valor inicialmente é de 30% de qualquer compra, ou seja, as empresas precisam calcular seus preços levando em conta que quase 1/3 será retido por Google e Apple.

Isso, claro, tem deixado muitas delas insatisfeitas: Fortnite se recusou a usar a Play Store para ser distribuído, por exemplo, e foi o primeiro sinal de rebeldia das empresas nesse sentido. A Netflix bloqueia assinaturas pela App Store, mas ainda está disponível por lá, redirecionando o usuário à compra de um pacote via interface web.

Agora, quem se mostra insatisfeito com essas taxas é... o Google. A companhia impossibilitará novas assinaturas do YouTube TV via App Store a partir de 13 de março, Mesmo quem já possui um pacote, o mesmo será cancelado no próximo mês, havendo a necessidade de confirmação de uma nova assinatura através de outros meios de pagamento.

Claro, o YouTube TV não seria louco de sair da Play Store, um produto seu, até porque "está tudo em casa", e aqui a plataforma não sofre com essas taxas.


Os assinantes já estão sendo notificados via e-mail, e é um risco que o Google corre ao fazer isso pois muitos poderão simplesmente optar pela não renovação nesse processo de migração. Como mesmo assim a companhia tomou essa decisão, isso mostra que as taxas da Apple valiam esse risco.

Vale lembrar, o Spotify é outro crítico a essas taxas da gigante de Cupertino, e chegou a lançar uma campanha mostrando como ganhava menos que o Apple Music por conta disso, ao mesmo tempo em que as políticas de uso da App Store impediam a oferta de períodos promocionais.

O monopólio da App Store no iOS é alvo de discussões judiciais em vários tribunais pelo mundo, mas nenhuma decisão favorável a um novo produto para esse mercado foi decidida ainda. Enquanto no Android lojas alternativas podem ser instaladas sem dificuldades - para o alívio da Huawei - no iOS a única forma de instalar um app é através da loja da Apple.

E você, o que acha das taxas cobradas por Google e Apple em suas lojas virtuais? Conte para a gente nos comentários!


11

Comentários

YouTube TV: taxas levam mais um app a desistir de comercializar pacotes pela App Store
  • acho estúpido a Google pagar a apple pra eles colocarem o google como padrão no safari... se eu fosse o CEO da Google ia retirar tudo da Google e ainda impossibilitar acesso de sites desktop pelo iPhone se eles ameaçarem fazer isso. duvido que alguém ia ficar sem YouTube e os milhares de essenciais serviços da google. duvido que a apple consiga fazer um serviço de streaming concorrente ao YouTube e popularizar no auge do YouTube.

      • a arquitetura de software da apple infelizmente é fácil de manusear e leve, então criar algo como o youtube seria fácil pra caramba! Mas a apple não quer fazer isso devido aos lucros serem maiores fazendo a venda de serviços em nuvem e as taxas dos apps dando lucro junto dos hardwares, logo financeiramente não compensa!

          • o problema não é nem fazer e sim popularizar

              • infelizmente é facil fazer isso afinal a maioria das pessoas sabem que a apple produz softwares de qualidade! OS HARDWARE DA APPLE SÃO ATRASADOS, MAS ASSIM MESMO RODA LISO, ISSO PQ OBVIO O SOFTWARE É BEM OTIMIZADO E ESTRUTURADO COM QUALIDADE! RESUMINDO RUIM DE HARDWARE MAS BOA DE SOFTWARE!

                  • sim, mas a migração da maioria das pessoas seria o problema. o YouTube já tem tudo, a comunidade é monstruosa e o povo do Android (que é a maioria) não vai mudar pra um serviço da apple do zero por nenhum motivo. cada vez mais a apple ia perder clientes pro Android até eles implorarem á Google sua volta. o windows phone só não foi pra frente por causa da google. a disponibilização de apps da google ia influenciar muito os outros desenvolvedores. que tipo de desenvolvedor iria querer disponibilizar seu app em um sistema que nem YouTube tinha? a Google pode sim acabar (ou pelo menos ferrar) com a apple se eles quisessem

            • O que aconteceria se a Google fizesse o mesmo que fez com a Microsoft e tirasse todos os seus produtos das lojas da Apple. Será que ela conseguiria o mesmo efeito ou a Apple conseguiria contornar isso? Ou isso prejudicaria as vendas e aumentaria o Android.

              Lembrando que a Google não faz isso já que ela mesmo paga uma fortuna para manter o Google como busca padrão no iPhones, coisa que a Microsoft não quis já que tinha o Bing e começou a guerra.

              Então é só uma suposição de como seria %uD83E%uDD14

                • Criem sistemas, criem aparelhos e vendam no mercado. Monopólio existe? Sim! Mas a facilidade de jogar um app em uma loja e atualizar quando quiser tbm existe.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista