LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privatização do Banco do Brasil é ventilada e justificada pelo avanço das fintechs

14 de fevereiro de 2020 35

O atual governo está alinhado a um plano de privatizar boa parte da máquina pública. Os Correios estão nesse radar há um bom tempo, mas hoje (14) o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, deu uma entrevista em que ventilou a ideia da privatização do banco estatal.

Segundo ele, essa é uma ideia para daqui há cinco anos, em médio prazo, e isso por causa dos avanços das fintechs e do open banking. A forma como os bancos digitais, como Nubank e outros, conseguem fornecer uma série de inovações e em um rápido tempo é um demonstrativo de processos burocráticos mais simples da iniciativa privada.

O Banco do Brasil, porém, é uma sociedade de economia mista (e por isso você pode ter ações do banco, diferente da Caixa que é uma empresa pública). Sendo assim, seu capital acionário é composto também por pessoas jurídicas do direito privado, o que permite à instituição a exploração econômica assim como as instituições bancárias privadas, suas concorrentes. O problema que moraria aí, na opinião de muitos ligados ao governo, é que a vinculação estatal emperra muitos processos de modernização, ao menos ao tempo desejado.


O projeto de privatização, porém, é igualmente burocrático: a criação ou extinção de uma estatal depende do claro aval do Congresso Nacional. Sendo assim, essa discussão precisa passar por lá antes de mais nada.

Como é de conhecimento público, o Ministro da Economia - Paulo Guedes - é a favor de uma série de privatizações, e seria também à do BB. Afinal, dada a vontade (e declarações recentes...), é do interesse da pasta ver reduzido o número de servidores e empregados públicos. Nesse sentido o governo pode enviar ainda no primeiro semestre a Reforma Administrativa para a Câmara dos Deputados.

E você, o que acha dessa ideia? É a favor do Banco do Brasil se manter uma estatal? Usa alguma fintech no dia a dia? Conte para a gente nos comentários!


35

Comentários

Privatização do Banco do Brasil é ventilada e justificada pelo avanço das fintechs
  • Vc falou que é funcionário público. Fico pensando: E se resolvessem privatizar a área que você trabalha? Aí a coisa muda de figura, não é mesmo? Você fala que é tratado como lixo no BB, mas a esmagadora maioria dos órgãos públicos não fica longe. Vide INSS. Então meu amigo, antes de apontar o dedo para o BB, avalie o local onde vc trabalha. Muito provavelmente deve ser um cabide de emprego.

      • Eu sou funcionário público e sou obrigado a receber no BB, eles me tratam como lixo, sou muito mal atendido e as taxas pra mim são todas mais altas que uma pessoa qualquer que não tem salário vinculado. Realmente o pior banco.

          • Não, você não é obrigado a receber pelo BB. Você pode escolher em qual banco quer receber. Eles são obrigados a mudar sua conta bancária

              • Pode também, pedir a cesta de serviços essenciais, que te dá direito a 4 saques, 2 transferências para mesma instituição e 2 impressões de extrato, com tarifa zero. Isso em qualquer banco convencional. Na minha conta do BB, solicitei pelo Twitter, no perfil oficial do banco. Foi super tranquilo.

              • Meis pêsames para quem é funcionário público e precisa ter conta lá.
                Passar a receber no Itau foi o que ferrou as finanças da minha mãe.

                  • O Banco do Brasil é o melhor banco de tdos que já usei. Tenho Bradesco e esses "bancos virtuais" e ja tive Santander. Eu só nao uso o BB pra fazer TED, mas o resto o app do BB é mto a frente do app dos bancos convencionais. Sei que as tarifas são necessárias para manter a estrutura como ela é hoje, mas nada impede que o BB mude para uma "fintech" ou que abra uma subsidiária. Já tem cartão 0 anuidade e por aproximação, só falta reestruturar a parte física para ficar mais barato.

                      • nunca vi um governo tão entreguista como esse

                        • Daqui HÁ cinco anos? Porra, tá mal pro estagiário! %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

                            • A missão de Guedes é por todo o capital nas mãos de seus amigos e familiares

                              • O banco faturou 14 BILHÕES. Mas pensam em privatizar. aaah vsf.

                                  • Lucrou R$ 18,16 bi.

                                    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/13/banco-do-brasil-registra-lucro-de-r-1816-bilhoes-em-2019.ghtml

                                      • Faturamento não significa lucro, colega. Ainda sim, o banco dando lucro, nós não vemos a cor do dinheiro, mas se der prejuízo, aí sim todos nós pagamos.

                                          • No setor privado, se der prejuízo nós também pagamos rs. Existe até um pensamento que diz: "o lucro é capitalista mas o prejuízo é socialista". Quando tem lucro, as empresas privadas seguram pra si, não dão aumentos dignos de salários aos seus funcionários, basicamente entregam tudo para os acionistas... Quando dá pra juízo fazem questão de dividir com todos, até o governo dependendo do tamanho da empresa rs. Ate nos EUA isso aconteceu na crise de 2008 com o governo salvando bancos...

                                              • Culpa é dos políticos, não do banco ser estatal.
                                                É só não parasitar as estatais.


                                                Quanto menos empresa estatal, menos gente para o governo pagar.
                                                Parece que este é o plano.
                                                Não demora começarem a falar mal do SUS.

                                              • Por isso mesmo. Você acha que vão mandar para os empresários interessados coisas dando prejuízo? Eles querem é beneficiar os seus. O governo de MG ta fazendo o mesmo com a CEMIG (maior do Brasil no ramo). O Federal que só vai privatizar a parte que traz lucros dos Correios (encomendas) e ficar com a parte que da prejuízo (cartas).

                                                  • Aliásn foram 18 BILHOES.

                                                    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/13/banco-do-brasil-registra-lucro-de-r-1816-bilhoes-em-2019.ghtml

                                                  • E leve a Caixa e o BNDES junto.

                                                    • Banco do Brasil é um dos piores, senão o pior banco que existe. Um banco que vive do passado, enquanto os outros estão tentando acompanhar as fintechs, esse aí fica parado ( tem Brasil no nome, então não é de se estranhar).

                                                        • Coragem kkkkk BB melhor q itau e santander juntos

                                                            • Kkkk voce nao tem conta lá. O app do BB sempre foi mto completo, bem antes dos bancos privados serem completos. Tem cartão 0 anuidade, programas de tarifas diferenciado, AGENDA ATENDIMENTO PELO APP (vc só vai no horário marcado). Abre uma conta no Santander pra vc ver oq é banco ruim, amigo.

                                                                • Única coisa mais ou menos do BB é o APP, mas as outras já estão chegando junto, tenho do Santander e é bem menos burocrático também. Eu nem recebo lá e os juros e taxas são muito melhores que do BB que recebo salário.

                                                                    • Nao é atoa que abriu mais de 1 milhão de contas digitais em apenas 1 ano.

                                                                      • O que você sabe de bancos e economia meu chapa?

                                                                          • se voce quer um banco, compre suas acoes... nao obrigue a populacao brasileira inteira pagar pela merda que voce gostaria que fosse publica!!!!!!!............

                                                                              • As empresas estatais não recebem o dinheiro de nossos impostos. Ocorre o contrário: o governo que recebe 25% do lucro líquido de cada estatal por ano, no caso de caixa econômica e correios pq o governo é o único dono. E mesmo em anos que houver prejuízos ( Chesf, correios e Petrobras por exemplo) as empresas usam suas reservas e ativos( bilhões de reais em dinheiro e ações). Banco do Brasil dá muito mais lucro que a caixa e correios. Perde somente para Petrobras e a vale do Rio doce. A questão não é dinheiro e sim a velocidade da modernização de tais empresas, que nas mãos do governo é bemmmm lento, e é claro outros interesses que talvez existam e não podem ser citados aqui

                                                                            Android

                                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                            Android

                                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                            Windows

                                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                            Economia e mercado

                                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista