LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: Anatel diz que decisões sobre segurança cibernética virão do Gabinete de Segurança

18 de fevereiro de 2020 0

O Brasil vive a expectativa do leilão do 5G, com datas já prorrogadas e que devem chegar a novembro ou dezembro desse ano, com funcionamento até 2022. Segundo Morais, o leilão tem como foco as operadoras de telecomunicações que querem adquirir as frequências, e não o hardware utilizado por elas.

De acordo com o presidente da autarquia, as preocupações de segurança cibernética com o 5G são extensas e de vasta amplitude, impactando de finanças a agricultura e, por isso, caberá ao Gabinete a definição das regras.

Por falar em regras, os parâmetros para o leilão foram aprovados pela entidade na última semana, quando foi aberta uma nova consulta pública e, caso se mantenham esses valores, será o maior leilão de espectro 5G do mundo.

Líder mundial em tecnologia 5G, a Huawei deseja vender equipamentos para as operadoras brasileiras. A expectativa de é de que a companhia chinesa desempenhe um grande papel na migração para a quinta geração de conectividade móvel, apesar do lobby e dos esforços da administração Donald Trump para frear esse movimento. O próprio presidente dos Estados Unidos alertou o país sobre riscos em virtude do adiamento do leilão.


Apesar da notória admiração pelo método de governar do presidente dos Estados Unidos, ainda não está claro se o presidente do Brasil também banirá a Huawei no país. O vice-presidente, que já esteve na china reunido com representantes da empresa, alega não haver motivos para retirar a empresa do Brasil. A empresa já esteve reunida com o próprio presidente.

Do outro lado, as operadoras pressionam pela livre escolha de seus fornecedores, alegando que uma maior variedade de opções garantirão melhor qualidade da rede 5G. Atualmente existe uma combinação entre hardware da Huawei e de rivais como Nokia e Ericsson.

Em entrevista recente ao TudoCelular, o gerente de Go To Market da Huawei, Daniel Dias, afirma que a solução 5G da empresa está pronta, esperando apenas o leilão para poder atuar.

A solução de 5G da Huawei já está pronta, e a Huawei já tem diversos contratos em muitos países, e aqui no Brasil temos à disposição do mercado essas mesmas soluções. Tão logo sejam disponibilizadas as frequências do 5G, a Huawei já está com a solução pronta para poder equipar o mercado brasileiro. O Brasil é um mercado muito grande e importante para a Huawei, que mantém sua presença no Brasil forte pelo fato de ser um mercado muito importante para nós.
Daniel Dias, gerente de Go To Market da Huawei no Brasil


0

Comentários

5G no Brasil: Anatel diz que decisões sobre segurança cibernética virão do Gabinete de Segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista