LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: coronavírus ainda não impacta preços de celulares chineses no Brasil

18 de fevereiro de 2020 5

É fato que o surto de coronavírus já afetou a economia a nível mundial. Analistas entendem que a epidemia irá interromper dez anos de crescimento global. Por outro lado, as bolsas asiáticas reagiram à declaração da Apple de que as suas vendas serão impactadas pela doença.

Mas como ficará o Brasil em relação a esse cenário? Informações recentes indicam que Samsung e Motorola pausaram suas produções nacionais devido à falta de suprimentos vindos da China. E quanto aos smartphones chineses presentes no comércio eletrônico brasileiro? Entenda mais a seguir:

Valores já subiram?

O TudoCelular tem recebido – por parte de alguns leitores – reclamações sobre altas nos preços de smartphones chineses – em especial, da marca Xiaomi – nas lojas virtuais do país. O crescimento nos custos é creditado à difusão do coronavírus no mundo. Mas será que realmente ainda não surgiram efeitos aqui no Brasil?

A coluna Detetive TudoCelular foi investigar os preços atuais dos principais celulares de fabricantes chinesas, vendidos por e-commerces brasileiros. Alguns modelos têm oscilado para cima no valor cobrado, mas dentro da média desta época do ano.

É possível notar em alguns gráficos que houve uma alta logo após o período da Black Friday. Mas nada vertiginoso nos últimos dias para cá. Confira alguns exemplos de dispositivos chineses vendidos no país a seguir:










Expectativas futuras

Não é porque os valores ainda estão em suas respectivas médias, que o coronavírus não afetará os preços no mercado nacional. Os produtos em estoque no momento provavelmente chegaram ao lojista antes da epidemia.

A tendência é que os impactos do surto da doença nos preços dentro do mercado nacional sejam sentidos apenas no futuro. As altas devem ocorrer quando a importação das mercadorias ficar reduzida, já que a produção no local de origem não segue em ritmo normal.

Vale lembrar que a coluna Detetive TudoCelular já esclareceu, no final de janeiro, que uma encomenda vinda da China não corre riscos de infectar o consumidor. Isso porque o vírus não sobrevive a muito tempo fora do corpo de um ser humano.

Acompanhe os preços

Você pode ficar por dentro de todos os preços dos smartphones – tanto chineses quanto de outros países – por meio da ferramenta do TudoCelular, a qual mostra um gráfico com as variações dos valores do modelo escolhido.

Assim, você consegue acompanhar as variações e descobrir se algum aparelho teve uma alta fora do comum no seu custo. Os dados estão disponíveis dentro da guia “Preços”, na página dedicada de cada dispositivo.

E aí, você acredita que o surto de coronavírus irá afetar muito os preços de smartphones no Brasil? Participe conosco!


5

Comentários

Detetive TudoCelular: coronavírus ainda não impacta preços de celulares chineses no Brasil
  • Tudo que importo do alie está com preço bem mais alto, seja no valor do produto ou frete.
    Miband que comprava no mesmo vendedor com frete 0800 agora cobram 10 reais

      • Complementando
        um vendedor está me enrolando para enviar as compras a duas semanas. Desconfio que seja de propósito pq por chat ele pediu para que eu cancelasse a compra que ele devolveria o valor.
        ACONTECE QUE os mesmos produtos comprados aumentaram bastante de preço, e tb começou a cobrar frete. Ele não quer me entregar pelo preço baixo fica dizendo que tá com problema de estoque

        • Que reportagem lixo, a alta dos preços se refere única e exclusivamente por causa do dólar que o senhor Guedes disse que estava baixo e nao tem nada a ver com vírus.

            • "Isso porque o vírus não sobrevive a muito tempo fora do corpo de um ser humano"

              Obrigado correios brasileiros.. vcs são nossos herois.. rsrs

              Tech

              Coronavírus: Brasil chega a 57.070 mortes em 1.313.667 casos confirmados | Relatório diário

              Apple

              Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

              Android

              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

              Tech

              De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular