LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem fake news: YouTube monetizará vídeos sobre o coronavírus novamente

11 de março de 2020 5

A maior plataforma de vídeos do mundo tem enfrentado muitos problemas pelo coronavírus, principalmente quando o assunto são as notícias falsas. O próprio governo brasileiro já lançou um portal para combatê-las e o TudoCelular também está colaborando mostrando o que é falso e o que é real sobre a pandemia que está se espalhando pelo mundo. Agora mudanças estão chegando para os criadores do portal.

Quando coronavírus começou a se espalhar por Wuhan, muitos youtubers decidiram fazer coberturas locais, outros resolveram divulgar informações que encontraram na internet sem sequer verificar a fonte. Isso gerou uma grande onda de notícias falsas sobre pânico a respeito do coronavírus e remédios falsos, alguns deles perigosos para algumas pessoas.

Isso fez com que o YouTube determinasse que vídeos falando a respeito do vírus se tornassem assunto delicado na plataforma e deixassem de ser monetizados, ou seja, os criadores deles não ganhavam mais por postar esse tipo de conteúdo. Entretanto, como o YouTube é uma grande fonte de informações para algumas pessoas, a CEO do site emitiu um comunicado hoje.

No comunicado, Susan Wojcicki diz que:

"Nos próximos dias, permitiremos anúncios de conteúdo que discutam o coronavírus em um número limitado de canais, incluindo criadores que se certificam com precisão e vários parceiros de notícias. Estamos preparando nossas políticas e processos de aplicação para expandir a monetização para mais criadores e organizações de notícias nas próximas semanas."

A preocupação é totalmente compreensível, afinal, as notícias falsas são altamente prejudiciais tanto para os leitores que muitas vezes tomam medidas irracionais mostradas como verdadeiras, como evitar vacinações ou até mesmo deixar de tomar medicamentos ou ainda pior: se automedicar, o que pode ser altamente prejudicial ou até mesmo tornar um vírus ainda mais forte.

Dessa forma, a plataforma não vai permitir que todos os canais sejam pagos por postar vídeos sobre o coronavírus de qualquer forma, a equipe do YouTube selecionará canais com informações verificadas e os compensará caso as informações sejam verídicas. Mais canais serão adicionados em sequência, mas no início poucos canais serão certificados.


5

Comentários

Sem fake news: YouTube monetizará vídeos sobre o coronavírus novamente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista