LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: confira como usar pagamento por aproximação com carteiras digitais ou cartão

24 de março de 2020 0

Uma das principais recomendações em meio à pandemia de coronavírus é manter uma higiene reforçada, para evitar a contaminação com o patógeno transmissor da Covid-19. Entre as formas que a tecnologia ajuda nesse ponto, é com o recurso de pagamento por aproximação.

A ferramenta ajuda a dispensar o contato com cédulas de dinheiro ou do cartão de crédito com a maquininha do estabelecimento, o que facilita na hora de fazer a higienização. Você pode optar por dois métodos de realização do processo: com cartão de crédito compatível ou por meio de carteiras digitais. Entenda cada um método a seguir:

Cartão de crédito

Uma das possibilidades para pagar sem contato é por meio de cartões de crédito compatíveis com o recurso. Entre os disponíveis no mercado com a funcionalidade, os destaques ficam para Nubank, Credicard Zero e Banco Inter. O Digio promete liberar em breve um novo cartão na versão contactless.

Para saber se o seu cartão é compatível com o recurso, você deve notar se há nele um símbolo semelhante ao de conexão Wi-Fi, mas geralmente ele aparece com os traços na vertical. Caso tenha, você pode usá-lo na modalidade por aproximação, sem precisar fazer qualquer configuração para isso – apenas deverá passar em uma máquina compatível.

Geralmente, os aparelhos dos estabelecimentos que suportam a função vêm com o mesmo símbolo e mostram, no visor, os dizeres: “Aproxime, passe ou insira o seu cartão”. O próximo passo é somente colocar o cartão perto e esperar até que apareçam as quatro luzes verdes na maquininha, para concluir a transação.

Carteiras digitais

A outra maneira de se pagar por aproximação é com o uso de uma carteira digital. Na atualidade, são três as mais conhecidas e que oferecem o recurso: Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Aqui, a vantagem é a facilidade de ter essa forma de pagamento sem precisar do cartão físico. Apenas com o celular, você consegue realizar a movimentação financeira. No entanto, é preciso observar para algumas possíveis dificuldades.

Compatibilidade

Primeiramente, você precisa saber se o emissor do seu cartão liberou a funcionalidade contactless para a carteira virtual. Um exemplo de compatibilidade é o Banco Next, o qual passou a permitir crédito e débito nas soluções do Google e da Samsung, desde meados deste mês de março.

Na ferramenta da gigante de buscas, por exemplo, quando você consulta os seus cartões cadastrados no app, aparece a opção para “Configurar pagamento por aproximação”. Caso seja compatível, basta avançar na configuração para liberar no seu celular.

Tecnologia NFC

Outro fator que merece a atenção do usuário é a configuração do smartphone para utilizar o pagamento por aproximação. O método utiliza o NFC do celular para concluir a transação. Por isso, é necessário ter um dispositivo compatível com a tecnologia e a habilitar antes de usar.

O processo para usar é semelhante ao cartão físico. Mas antes, você deve abrir o aplicativo com o cartão configurado, a fim de liberar o pagamento. Após isso, basta colocar o smartphone perto da maquininha e esperar a transação ser concluída.

Você sabe de alguma outra forma de pagamento para evitar contatos maiores e necessidade de higienização? Diga para a gente no espaço abaixo.

Google Pay

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Apple Pay

Desenvolvedor: Apple

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Samsung Pay

Desenvolvedor: Samsung Electronics Co., Ltd.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


0

Comentários

Coronavírus: confira como usar pagamento por aproximação com carteiras digitais ou cartão
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista