LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

25 de março de 2020 17

A pandemia que está parando o mundo preocupa cada vez mais pessoas pela sua mortalidade, que ainda que baixa em comparação ao total de infectados, causa muitos óbitos. Entretanto, vale lembrar que existem outras doenças circulando como gripe, alergias, resfriados e muito mais que têm sintomas parecidos. Agora você vai entender melhor como diferenciar cada um deles.

Embora haja muito pânico apenas ao ver alguém tossir ou espirrar, vale lembrar que um dos sintomas isolados não é diagnóstico definitivo de coronavírus e a própria Organização Mundial de Saúde já anunciou que coriza nasal e espirros não são característicos dele. Para se ter uma ideia, 56.000 casos de COVID-19 foram analisados na China e os sintomas foram reportados.

Apenas 4,8% dos infectados tiveram congestão nasal. Os sintomas mais populares entre os pacientes diagnosticados com o coronavírus são: febre em 87% dos casos, tosse seca em 67% e dificuldade para respirar, que é o sintoma mais presente entre os infectados. Vale lembrar que esses sintomas podem ser acompanhados de dor de cabeça, no corpo e na garganta, além de cansaço.


Novos sintomas foram apontados recentemente pela Academia Americana de Otorrinolaringologia, como perda ou falta de olfato e paladar, que podem surgir em pessoas que não demonstrem outros sintomas. Vale lembrar que esforços estão sendo feitos por diversos países em todo o mundo para criação de uma vacina, que deve ser muito mais duradoura que a da gripe comum.

Vale lembrar que caso você sinta qualquer um dos sintomas a primeira atitude deve ser ligar para o posto de saúde ou o médico da sua preferência, pois se dirigir até um hospital ou centro médico pode causar contágio de outras doenças com demais infectados, principalmente entre idosos ou pessoas com sistema imunológico prejudicado.


17

Comentários

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19
  • Karen, tenta pensar na realidade do Brasil.. nos serviços hospitalares disponiveis e em quantos leitos tem disponíveis nos hospitais para tratar cada caso. Os hospitais não podem deixar de atender outros casos de serviço médico pra ceder lugar as muitas pessoas que podem ser infectadas pelo vírus. Moro na Austrália onde o vírus se ploriferou antes de chegar no Brasil e tenho visto um grande e rapido aumento nos numeros de casos no Brasil. O Brasil tem uma das maiores populações mundiais e ainda não tem estrutura hospitalar suficiente para apoiar a população brasileira. Não devemos ser extremistas, mas é realidade a veracidade em que o vírus tem se multiplicado e não queremos consequências drásticas pra tomarmos medidas provisórias.. por isso se chamam medidas de prevenção e nesse caso elas são necessárias sim e tem total e significativa importância pra evitar a propagação do virus. Então ao invés de discutir quem tá certo ou errado o melhor é não querer passar pela experiencia pra depois acreditar. É sempre melhor prevenir e aprender com o que está a nossa volta. É tempo sim de colaborar como unidade.

      • Impressão minha ou, pelo que observei na tabela, uma gripe comum tem mais sintomas que o covid 19?
        #ah, minha opinião*****
        EU ACHO sim, como 'algumas pessoas' dos coments abaixo, que a grande mídia tá fazendo "tempestade em copo d'água" sobre essa doença, causando medo e gerando mais dúvidas na população, aquela dita cuja possui acesso a internet na palma da mão, mas não sabe ou tem preguiça de buscar informações. Tem lugares no Brasil que já está faltando comida nos supermercados... lugares onde nem sequer ainda têm casos confirmados e a situação já está desse jeito.... Uma dúvida: se todo mundo ficar em casa, como vão fazer quando a comida toda acabar?? Obs: apenas uma dúvida.

          • Ta comparando a severidade de uma doença pela quantidade de sintomas, e não pela intensidade de cada. Taxa de mortalidade da gripe comum é 0,13% , apenas certa de 2500% menor que do Covid, "pouca" coisa né.. ?

            Não temos testes, tecnologia e "bolas" suficiente para diagnosticar a maioria das pessoas, não tem exatidão no número de casos. Dependendo do lugar pedem para ir pessoas só com sintomas mais relevantes e pesados. E pessoas com "resfriadinho" não são diagnosticadas, porém passam adiante. e tem muuuita pessoa nas ruas ainda.

            Conclusão: Não sabemos a real proporção disso. Poder ser algo pequeno? pode, porém pode ser algo muito maior que falam, talvez maior que a mídia fale...

              • Sobre faltar comida nos supermercados isso não só aconteceu no Brasil.. em outros países também e um deles onde moro.. ficamos sem papel higiênico, detergente.. mas isso são a forma como as pessoas encontram de se prevenir, tá certo? Talvez é extremo, mas também é ser extremista ignorar a realidade que muitos países com o vírus identificado está vivendo.. e Brasil, um país com população tão grande e ainda em desenvolvimento na área da sua deve sim tomar medidas de prevenção e isolamento assim como países desenvolvidos e com recursos pra atender a maioria da população já está fazendo.

                  • Sobre faltar comida nos supermercados isso não só aconteceu no Brasil.. em outros países também e um deles onde moro.. ficamos sem papel higiênico, detergente.. mas isso *é a forma como as pessoas reagem a uma experiencia inesperada e nunca antes conhecida. Tá certo? Talvez é extremo, mas também é ser extremista ignorar a realidade que muitos países com o vírus identificado está vivendo.. e *o Brasil, um país com população tão grande e ainda em desenvolvimento na área da *saude deve sim tomar medidas de prevenção e isolamento assim como países desenvolvidos e com recursos pra atender a maioria da população já estão fazendo

                    • Então manda todo mundo ir pra rua, pra ser infectado por um vírus q não tem remédios e nem vacina, pra propagar como está acontecendo em vários outros países, na Itália já morreu mais de 7 mil pessoas, e não foram só idosos e doentes não viu? Na espanha morreu mais de 200 pessoa em 24 HORAS
                      O certo é quem PUDER ficar em casa, fica, é o único jeito disso passar, o governo tem q ajudar o povo, como está acontecendo em outros países, mas o presidente não quer, pq tem como sim, mas ELE não quer

                    • Tem mesmo que provocar medo e pânico para que as pessoas se liguem e fiquem em casa! Sou Italiano e minha família mora lá, só hoje morreram 680 pessoas , todo mundo está trancado em casa, nem no mercado as pessoas quer ir mais, e não é só nos idosos que pega não gente, tenho amigos de 38 /40 anos entubados na UTI. Se vc sair de casa sem autorização Roma 3000 reais de multa!! Fiquem em casa gente

                        • "tem mesmo que provocar medo e pânico"... IDIOTA! PARABÉNS....
                          Tem coisas que matam mais do que essa gripe no Brasil, ex trânsito, nem por isso as pessoas pararam de dirigir. Deixar todo mundo em Pânico... Oh, que solução perfeita!

                            • Ohhh sua coisa feia!! Eu não estou aqui a ofender as pessoas , estou só dando conselhos ! Vai mim falar daqui a duas ou três semanas que vai ser IDIOTA.

                            • Vocês, dos comentários, médicos/cientistas se proponham a trabalhar ajudando quem está com a doença.

                                • A MÍDIA É FODA. FALTA DE AR SÓ TEM QUEM TEM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, PQ A MÍDIA ESCONDE ISSO EM? SÓ FAZ ASSUSTAR A POPULAÇÃO.

                                  • Porcaria isso é só mídia

                                      • #quero trabalhar

                                          • caralho, ta foda essas noticias de merda em, depois nao acreditam quando a imprensa ta causando panico no povo

                                              Tech

                                              Coronavírus: Brasil chega a 120.828 mortes em 3.862.311 casos confirmados | Relatório diário

                                              LG

                                              Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

                                              Android

                                              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

                                              Android

                                              Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review