LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: governo do RJ anuncia 13 medidas para combater COVID-19

25 de março de 2020 3

Com a situação da pandemia por coronavírus, que afeta cada vez mais a população brasileira, várias medidas estão sendo tomadas em várias cidades e estados e hoje o Governo do Rio de Janeiro anunciou novas medidas para combater a disseminação dela. São 13 medidas anunciadas no Diário Oficial que prometem repercutir e auxiliar muito à população do estado.

Uma das normas mais importantes fala sobre a abertura de crédito adicional de R$ 50 milhões que serão destinados à construção de 151 centros para triagem de diagnóstico de pessoas com suspeita de contágio por COVID-19 em 41 municípios do Rio de Janeiro. As cidades que vão receber esses centros de triagem foram selecionadas com base em 3 critérios.

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciando novas medidas

O primeiro deles é a capacidade de propagação do vírus e o segundo é que a cidade tenha mais de 200 mil habitantes. Além disso, é preciso que a cidade tenha um plano de contingência e que ele esteja em vigor. Nesse caso a cidade mais beneficiada será São Gonçalo, que tem a segunda maior população do Rio.

Por lá, serão instalados 21 centros onde serão gastos R$ 5,3 milhões. Entretanto, a cidade onde ocorreu a primeira morte pelo coronavírus não receberá nenhum centro, que é Miguel Pereira, o que é bastante preocupante, afinal, várias pessoas podem ter entrado em contato com infectados na região.

Além disso, o decreto incluí normas permitindo a abertura de lojas de conveniência em postos de combustível, além de permitir o uso de transporte público por cuidadores de idosos partindo da região metropolitana para a capital. Um dos decretos da área de segurança ainda cria uma reserva da Polícia Civil composta por funcionários de serviços administrativos, que podem ser convocados para atuar nas ruas.

Outro decreto também garante acesso de médicos do sistema prisional sem acionamento do IML para prevenir contaminação do COVID-19 nos presídios. A Procuradoria Geral do Estado também alongou por mais 60 dias o pagamento de qualquer imposto ou multa devida. Além disso, funcionários do DETRAN do RJ agora farão o trabalho em casa e auto-escolas serão fechadas.

Medidas também serão tomadas para auxiliar moradores de rua pela Defesa Civil e visitas à aldeias indígenas serão suspensas, onde serão aplicados planos de contingência na língua dos povos.

Vale lembrar que a Anvisa mudou as regras para distribuição de cloroquina para os pacientes com malária devido à alta procura do medicamento que não tem eficácia comprovada, além de que, para evitar o pânico sobre a doença, já publicamos uma matéria sobre quais os sintomas comuns do coronavírus e quais existem em outras doenças respiratórias, mas não são característicos do COVID-19.


3

Comentários

Coronavírus: governo do RJ anuncia 13 medidas para combater COVID-19
  • As pessoas precisam trabalhar , separar os mais vulneráveis e seguir a vida. A globo e imprensa tradicional quer as pessoas em casas para resgatar suas audiências perdita pela internet , não dá para ficar em isolamento para sempre. Quem é autônomo não terá dinheiro para comprar comida , e o país não pode sustentar toda população, o mundo enlouqueceu , na boa , estou tomando meus cuidados mas não posso viver para sempre assim.

      • Além do saniameto básico e bem baixo.
        Qualidade da água baixo.
        População mais ignorante.
        Presidente não ajuda porra nenhuma.

        Vírus não vai parar

          • Esses governadores são uns irresponsáveis!
            A cada dia está mais claro a intenção deles.

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista