LG 16 Mar
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem afetado gravemente a economia mundial. Como resultado, o mercado de smartphones também deve desacelerar durante esse período em que mais países decretam quarentena obrigatória para conter a doença.
Recentemente, vimos que o mês de fevereiro trouxe uma queda brusca na demanda global por smartphones. Agora, dados fornecidos pela Counterpoint Research apontam que a situação só tende a piorar nos próximos meses.
Durante o mês de fevereiro, a empresa estima que a queda nas vendas globais chegou a 14% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, mercados como a Índia ainda registravam alguma demanda, algo que deve mudar com a paralisação completa do país por 21 dias.
Além da Índia, a China também é considerada um mercado importante no segmento dos smartphones. Levando em consideração apenas os números da Apple, a empresa deixou de vender 500 mil aparelhos durante o período de quarentena, representando uma queda de 38% em relação ao ano de 2019.
A Coreia do Sul também teve uma redução considerável na demanda, mas isso é algo que vem sendo retomado. Jean Park, analista sênior da Counterpoint, acredita que a recuperação global só acontecerá quando todos os países superarem a pandemia do coronavírus:
Há sinais de recuperação na Coreia do Sul e em outros países asiáticos que já enfrentaram a Covid-19. No entanto, em outras partes do mundo o pior ainda está por vir. Esse será um período que a maioria das fabricantes gostará de esquecer.
Com o fechamento das fábricas na Índia e Brasil, a situação deve se tornar mais crítica entre março e abril. Além disso, a Counterpoint acredita que os consumidores só vão voltar a comprar novos modelos quando a crise passar. Assim, mesmo que as lojas estejam abertas, os clientes não compram.
Comentários