LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Justiça Federal proíbe corte de água, luz, gás e telefone em São Paulo durante quarentena

03 de abril de 2020 5

A Justiça Federal decretou que o estado de São Paulo suspenda o corte nos serviços essenciais por falta de pagamento, incluindo contas de luz, água e telefone. Isso deve-se ao fato do estado, assim como o resto do país, estar passando pelo processo d quarentena obrigatória para controle da propagação da COVID-19.

O despacho realizado pela juíza Natalia Luchini, da 12.ª Vara Cível Federal de São Paulo, onde as empresas responsáveis pelo fornecimento dos serviços precisam cumprir com intimação. Caso contrário, há a previsão de uma multa no valor de R$ 10 mil por consumidor afetado, onde este número pode ser cobrado por dia em que a decisão não for cumprida.

Nessa lista de operadoras obrigadas a acatarem o que está relatado no despacho, estão a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Constato que eventuais contribuintes se encontram com o livre trânsito comprometido, o que os impede de exercer seus trabalhos e, portanto, auferir renda para custear suas despesas essenciais. Ademais, o próprio deslocamento às agências bancárias está dificultado - não recomendado, especialmente, para a população de risco - sendo que nem toda a população dispõe de acesso à internet para fazer seus pagamentos online ou mesmo conhecimento para se utilizar do pagamento de contas pela web”, diz o despacho.

Para deixar bem claro que a ação tem como propósito fornecer os serviços essenciais aos clientes da operadoras para evitar um agravamento da pandemia, a juíza fez questão de citar no texto a quarentena imposta até o próximo dia 7 de abril no estado, tendo como propósito acalmar a contaminação que estava alcançando números preocupantes em poucos dias.

“Não há dúvidas de que o fornecimento de luz, água, telefone e gás dispensa explanação quanto ao seu caráter essencial, inclusive, a suspensão desses serviços pode agravar a pandemia ou mesmo tornar inviável medidas como o distanciamento social, cabendo aos órgãos competentes assegurar o seu fornecimento em caráter geral, diante da situação pela qual passa o país”, afirma a juíza, na decisão.

A decisão pode ser flexibilizada de acordo com as decisões governamentais, bem como o fornecimento de alguns serviços presenciais, como os consertos internos e entregas de faturas, que exigem um contato com os clientes e pode afetas a saúde dos prestadores.

E aí, caro leitor, gostou dessa decisão? Compartilhe a sua opinião nos comentários!


5

Comentários

Justiça Federal proíbe corte de água, luz, gás e telefone em São Paulo durante quarentena
  • Só o telefone fixo né! E acham esse povo sem noção que o povo mais pobre, na favela, tem telefone fixo?

      • Seria mais interessante dar um desconto ao consumidor, pois nessa quarentena o consumo de tudo vai aumentar e de nada adianta adiar o corte, se quando voltar tudo ao normal, o consumidor vai ter que pagar um valor acumulado e elevado.

          • Deveria ter isso aqui na BA. Até pra pagar conta eu sou parado pela PM é alertado do vírus

              • Não fez mais do que obrigação. A gente já paga uma taxa tributário enorme. O que eles fazem com essa grana? Agora deixe que eles paguem.

                  • "O que eles fazem com essa grana?"
                    Resposta: Banquetes com lagosta, e bebidas de qualidade, diversos auxilios, salários altos pra krl, desvio de dinheiro, etc

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista