Economia e mercado 06 Abr
Depois de anunciar um atraso no lançamento da litografia de 3 nm, a Samsung publicou o seu relatório financeiro referente ao primeiro trimestre de 2020. No entanto, ao contrário do que muitos previam, a companhia sul-coreana conseguiu se manter no azul.
Isso porque as vendas subiram cerca de 5%, enquanto que o lucro operacional também cresceu 3% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Samsung, esse resultado positivo foi conquistado graças a um aumento na demanda por chips e processadores em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Com mais empresas colocando seus funcionários em home office, a demanda por notebooks e servidores cresceu muito no primeiro trimestre.
Assim, isso acabou compensando a queda nas vendas de TVs, smartphones e outros bens de consumo. O lucro operacional durante o primeiro trimestre chegou a 6,4 trilhões de wons, enquanto que em 2019 a empresa conquistou 6,2 trilhões de wons no mesmo período. Confira na tabela abaixo:
Com o anúncio dos resultados positivos nesta manhã, as ações da Samsung subiram cerca de 2,3%. Isso porque a previsão do mercado para a companhia era um tanto pessimista, uma vez que o mundo inteiro está entrando em um período de recessão em meio a pandemia do coronavírus.
No entanto, a empresa ainda não publicou o relatório financeiro detalhado. Assim, não é possível saber o impacto que a pandemia está tendo sob a divisão de consumo da sul-coreana. De toda forma, o mercado segue cauteloso quanto aos próximos trimestres:
Embora o impacto do coronavírus sobre os negócios móveis da Samsung ainda seja baixo, a empresa provavelmente enfrentará desafios maiores no segundo trimestre [...] agora que os Estados Unidos e a Europa se tornaram os países mais atingidos - Kim Sun-woo, analista da Meritz Securities.
Comentários