LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: pandemia afetou 97% da indústria de eletroeletrônicos no país

15 de abril de 2020 0

Nova sondagem realizada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) mostra que a pandemia de COVID-19 afetou negativamente 97% da indústria de eletroeletrônicos do país.

Das empresas ouvidas, 54% delas relatou impactos intensos e outras 43% revelam efeitos moderados. Apenas 3% não viram consequências desfavoráveis em sua operação. Neste universo, quase metade delas (47%) já enfrentam paralisação parcial ou total, número maior que o observado em sondagens anteriores - progressão de 6% para 24% antes dessa pesquisa.

Das que estão paralisadas, 20% estão totalmente sem operações e outras 80% estão com funcionamento parcial. Outras 5% têm paralisação parcial programada com data definida. Contudo, apesar de 36% das empresas não terem programado paralisação, a continuidade desse status depende do tempo em que a situação de pandemia perdurar. Se passar do dia 22 de abril, é possível que esse percentual aumente.

Entre os principais entraves para o setor está o recebimento de componentes, que afeta 58% das indústrias, o custo dos fretes - percebido por 65% das empresas - e dificuldades com créditos, que afetou uma a cada três companhias ouvidas.


Chegada de insumos, não somente da China, mas de diversos outros países, está mais difícil. E não apenas por problemas em outros países, mas também por problemas locais decorrentes da chegada da pandemia ao Brasil. O custo observado do frete vai de 49% a até mais de 200%, o que afetou o custo de 54% das indústrias. Sobre crédito, as empresas avaliam que os bancos estão exigindo muitas garantias e oferecem juros elevados, inviabilizando o crédito.

A última pesquisa revela que os impactos da pandemia no setor produtivo são graves e o importante é que cada setor industrial tenha claro os protocolos que deverão seguir visando ao retorno mais eficaz e tentando minimizar os impactos desta crise sem precedentes"
Humberto Barbato, presidente da Abinee.


0

Comentários

Coronavírus: pandemia afetou 97% da indústria de eletroeletrônicos no país
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista