LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi suspende venda do carregador de 65W após brecha de segurança ser revelada

20 de abril de 2020 5

Quando a Xiaomi apresentou ao mundo os novos integrantes da família Mi 10, a gigante chinesa também fez questão de destacar o seu novo carregador rápido de 65W. O dispositivo usa a tecnologia de nitreto de gálio (ou GaN) e promete alto desempenho com os novos topo de linha.

Contudo, o "GaN Type-C" tem uma vulnerabilidade que obrigou a Xiaomi a retirá-lo do mercado. De acordo com diversos relatos, a empresa recebeu um alerta de segurança nesta semana e optou por deixar de vender o produto até mesmo em suas lojas físicas.

Ao que tudo indica, a vulnerabilidade está localizada no chip eFlash/MTP do dispositivo. O componente é responsável por liberar a corrente elétrica necessária para que o carregamento atinja os 65W, mas o chip não é criptografado.


Como não há criptografia para proteger o chip, hackers podem se aproveitar dessa brecha para "invadir" o carregador. Claro que isso só acontece em alguns casos muito específicos. Mesmo assim, o dano potencial é grande:

Hackers ou outros criminosos podem aproveitar brecha do carregador e reprogramar o chip para entregar uma tensão muito alta. A consequência é que o carregador pode danificar o smartphone do usuário.

Por enquanto, a Xiaomi ainda não comentou quando o dispositivo voltará a ser vendido. De toda forma, a empresa está fazendo uma ação preventiva para evitar problemas futuros.

Quem já comprou o carregador não precisa se preocupar com aparelhos pegando fogo ou explodindo. Os smartphones atuais tem proteção própria contra sobretensão. O maior risco pode estar relacionado a produtos periféricos (fones de ouvido e etc).
  • O Xiaomi Mi 10 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Mi 10 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Xiaomi suspende venda do carregador de 65W após brecha de segurança ser revelada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista