LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony lança primeiro sensor de imagem com chip integrado para processamento de IA

14 de maio de 2020 4

Por mais que esteja enfrentando uma crise aguda no segmento dos smartphones durante a pandemia, a Sony continua inovando e lançando produtos em setores onde a companhia lidera o mercado. Nesta quinta-feira (14), a companhia apresentou o novo sensor de imagem IMX500.

Conhecida por fornecer esse tipo de componente para gigantes como Google, Samsung, Apple e Xiaomi, a fabricante japonesa conseguiu chamar a atenção do mercado por um motivo: esse é o primeiro sensor de imagem do mundo com inteligência artificial (IA) integrada.

Como resultado, a Sony garante que é muito mais fácil trabalhar com a sua solução, uma vez que ela reduz a necessidade de usar um chip dedicado para processamento da IA. No entanto, a princípio a empresa não quer incorporar o novo IMX500 aos smartphones.


Em conversa com o pessoal do The Verge, Mark Hanson, vice-presidente de negócios e inovações da Sony, disse que a ideia é usar o novo sensor no mercado corporativo e em fábricas:

Existem outras maneiras de implementar essas soluções. Pense nas lojas da Amazon Go. A varejista usa dezenas de câmeras com IA para rastrear os consumidores e cobrá-los pelos produtos que eles pegam das prateleiras [...] se podemos miniaturizar a capacidade de processamento e colocá-la na parte traseira de uma câmera, podemos fazer todo tipo de coisa interessante.

O executivo também explicou que o novo sensor com IA deve auxiliar na privacidade. Atualmente, as câmeras enviam suas imagens e vídeos para a nuvem para que os dados sejam processados. Com a nova solução da Sony, todo o processamento é feito em um chip do próprio sensor.

Se o chip com IA estiver preso diretamente na parte traseira do sensor de imagem, a detecção de objetos poderá ser feita no dispositivo. Em vez de enviar os dados a serem analisados para a nuvem ou para um processador próximo, o próprio sensor de imagem executa qualquer análise de IA necessária e simplesmente produz os metadados.

No entanto, o novo IMX500 também tem uma limitação importante: o seu chip só funciona com algorítimos básicos. Isso significa que ainda não é possível usá-lo para dirigir um carro autônomo ou identificar cenas mais complexas, mas isso pode ser resolvido em futuras gerações.

Segundo a Sony, o novo IMX500 já está sendo enviado para testes e o seu preço inicial é de 10 mil ienes (~R$ 548). A produção em massa deve começar em meados do primeiro trimestre de 2021.


4

Comentários

Sony lança primeiro sensor de imagem com chip integrado para processamento de IA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista