LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony lança primeiro sensor de imagem com chip integrado para processamento de IA

14 de maio de 2020 4

Por mais que esteja enfrentando uma crise aguda no segmento dos smartphones durante a pandemia, a Sony continua inovando e lançando produtos em setores onde a companhia lidera o mercado. Nesta quinta-feira (14), a companhia apresentou o novo sensor de imagem IMX500.

Conhecida por fornecer esse tipo de componente para gigantes como Google, Samsung, Apple e Xiaomi, a fabricante japonesa conseguiu chamar a atenção do mercado por um motivo: esse é o primeiro sensor de imagem do mundo com inteligência artificial (IA) integrada.

Como resultado, a Sony garante que é muito mais fácil trabalhar com a sua solução, uma vez que ela reduz a necessidade de usar um chip dedicado para processamento da IA. No entanto, a princípio a empresa não quer incorporar o novo IMX500 aos smartphones.


Em conversa com o pessoal do The Verge, Mark Hanson, vice-presidente de negócios e inovações da Sony, disse que a ideia é usar o novo sensor no mercado corporativo e em fábricas:

Existem outras maneiras de implementar essas soluções. Pense nas lojas da Amazon Go. A varejista usa dezenas de câmeras com IA para rastrear os consumidores e cobrá-los pelos produtos que eles pegam das prateleiras [...] se podemos miniaturizar a capacidade de processamento e colocá-la na parte traseira de uma câmera, podemos fazer todo tipo de coisa interessante.

O executivo também explicou que o novo sensor com IA deve auxiliar na privacidade. Atualmente, as câmeras enviam suas imagens e vídeos para a nuvem para que os dados sejam processados. Com a nova solução da Sony, todo o processamento é feito em um chip do próprio sensor.

Se o chip com IA estiver preso diretamente na parte traseira do sensor de imagem, a detecção de objetos poderá ser feita no dispositivo. Em vez de enviar os dados a serem analisados para a nuvem ou para um processador próximo, o próprio sensor de imagem executa qualquer análise de IA necessária e simplesmente produz os metadados.

No entanto, o novo IMX500 também tem uma limitação importante: o seu chip só funciona com algorítimos básicos. Isso significa que ainda não é possível usá-lo para dirigir um carro autônomo ou identificar cenas mais complexas, mas isso pode ser resolvido em futuras gerações.

Segundo a Sony, o novo IMX500 já está sendo enviado para testes e o seu preço inicial é de 10 mil ienes (~R$ 548). A produção em massa deve começar em meados do primeiro trimestre de 2021.


4

Comentários

Sony lança primeiro sensor de imagem com chip integrado para processamento de IA
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020