LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova técnica de análise pode acelerar desenvolvimento de medicamentos e vacinas

22 de maio de 2020 0

Pesquisadores da Escola Pritzker de Engenharia Molecular (PME) da Universidade de Chicago, criaram uma nova técnica de análise multidimensional, e o efeito prático pode ser a aceleração do desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas. O resultado do estudo foi publicado na revista Científica Cell Systems.

Essa técnica é uma atualização sobre um procedimento já bastante eficaz e vencedor do Prêmio Nobel de Química. A técnica é a LLSM (lattice light sheet microscope, ou microscopia de folha de luz em treliça, em tradução livre). Nessa técnica, biólogos moleculares fazem vídeos de processos biológicos em 4D, com escalas espaciais e temporais. Isso permitiu aos cientistas examinar células individuais, como os linfócitos T, responsáveis pela defesa do organismo.

O novo estudo driblou uma limitação do estudo anterior, na quantidade de pontos de dados analisáveis. A equipa de Jillian Rosenberg e Guoshuai Cao mudou o paradigma de coleta de informações, transferindo os pontos para cada molécula, o que aumenta o número total de dados coletados. Para isso, desenvolveram uma pipeline para permitir a aplicação de aprendizado de máquina nas análises complexas dos vídeos.

Assim, combinaram imagens em alta resolução e Big Data para criar o que foi chamado de LaMDA (lattice light-sheet microscopy multi-dimensional analyses, ou análises multidimensionais da microscopia de luz de látex, em tradução livre). A nova técnica pode revelar e até prever os estados das células T. Os pesquisadores afirmam que o estudo tem potencial para prever respostas biológicas sem a necessidade de experimentos mais complexos.


Essa propriedade significa, na prática, uma série de aplicações médicas, que vão de testes de medicamentos a desenvolvimento de vacinas. Ainda é necessário uma maior quantidade de experimentos para confirmar essa capacidade de previsão.

Pesquisadores ou empresas farmacêuticas podem usar o LaMDA para determinar como certos medicamentos estão resultando em mudanças sutis na sinalização subcelular, que fornece informações sobre segurança e eficácia dos medicamentos".


Jillian Rosenberg, líder do estudo da Escola Pritzker de Engenharia Molecular (PME) da Universidade de Chicago


0

Comentários

Nova técnica de análise pode acelerar desenvolvimento de medicamentos e vacinas
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular