Tech 27 Mai
O Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Cisco anunciaram hoje uma parceria para incentivar o crescimento digital do Brasil, além de impulsionar a Indústria 4.0, fortalecer a cibersegurança e facilitar a recuperação econômica do país após o fim da pandemia da COVID-19.
Através do programa Brasil Digital e Inclusivo, a parceria pretende preparar o governo e a população para uma nova realidade mais conectada, agindo com múltiplas iniciativas, entre elas a Plataforma de Monitoramento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que irá dar suporte ao monitoramento, gestão e definição de políticas públicas no país, medidas voltadas para a Cibersegurança, para a Indústria 4.0 e outras.
A Cisco também vem agindo para dar suporte ao governo e outras instituições que estão se adaptando ao isolamento social, como hospitais e até mesmo o Conselho Nacional de Justiça, que agora contam com estrutura para realização de videoconferências, permitindo que os atendimentos médicos e as sessões do CNJ sejam realizadas à distância com qualidade.
Há ainda ações voltadas para a implementação de cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT), 5G, Wi-Fi 6 e mais. Conforme afirma o ministro Marcos Pontes, o Brasil precisa promover uma integração intensa entre o setor público e o setor privado no desenvolvimento de inovações que atendam as necessidades do país e melhorem o ecossistema produtivo. “Essa parceria entre o MCTIC e a Cisco é um exemplo dessa união transformadora. A ciência e a tecnologia são elementos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, conclui.
O MCTIC tem agido com múltiplas medidas para amenizar os danos causados pela pandemia. No mês passado, o ministério criou um comitê de crise e chegou a tirar da Anatel a supervisão das telecomunicações. O órgão também vem estudando novas maneiras para aplicar a Lei do Bem, incentivando avanços no ramo da informática.
Comentários