LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dados do IBGE mostram queda na produção de elétricos e eletrônicos durante a pandemia

04 de junho de 2020 2

Essa semana nós vimos que o número de vendas de celulares caiu consideravelmente no primeiro trimestre desse ano devido à crise do novo coronavírus no mundo. Essa queda é reflexo do período em que o surto da doença começou na China, que é um dos países que concentra mais fabricantes de smartphones no mundo.

Outra empresa que também teve uma grande queda no número de vendas foi a Apple, que viu o número de vendas do iPhone cair em 8,2% no período e vendeu cerca 41 milhões de unidades do dispositivo no primeiro trimestre deste ano.

No entanto, além da queda na venda dos aparelhos móveis, a extensão das medidas de isolamento social em alguns países causou também uma queda na produção de elétricos e eletrônicos este ano. Desde fevereiro, quando a COVID-19 começou a se espalhar no continente asiático, esse número cai mês a mês.

Dados da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – que foram divulgados pelo IBGE indicam que a produção da indústria elétrica e eletrônica recuou 30,3% no mês de abril em relação ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Esse número indica a maior queda desde 2002.

Essa foi a terceira queda consecutiva na produção do setor. É importante lembrar que em fevereiro a produção de bens eletrônicos foi prejudicada pelos problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos da China.

"As medidas de isolamento social em razão da chegada do coronavírus no Brasil impactaram a produção industrial a partir da última semana do mês de março, afetando o mês inteiro de abril", observa o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

Acumulando os dados de janeiro a abril, houve uma queda de 11,8% no setor, que é resultado tanto da queda de 12,9% da área eletrônica quanto da retração de 10,7% da área elétrica.


2

Comentários

Dados do IBGE mostram queda na produção de elétricos e eletrônicos durante a pandemia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista