LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Banda larga no Brasil: pesquisa mostra Claro com velocidade de download 50% maior que rivais

04 de junho de 2020 26

Segundo a consultoria Tutela Technologies, a Claro é destaque entre as operadoras quando o assunto é velocidade de banda larga no Brasil. A operadora foi líder em quatro das cinco métricas nas Áreas de Cobertura Comum do país.

Para chegar a esses dados, a consultoria coletou dados de desempenho entre 1º de dezembro de 2019 e 30 de abril de 2020, e leva em conta medições feitas por aplicativos nos smartphones dos usuários, e analisou dados de 21 bilhões de registros de Áreas de Cobertura Comum em todo o território nacional, com mais de 220 milhões de testes de velocidade e 2,8 bilhões de testes de latência.

A consultoria estabelece dois referenciais de medição. O Excelente é usado em conexões que reproduzem streaming de vídeo em full HD (1080p) e jogos multiplayer com velocidade superior a 5 Mbps, enquanto o Core aborda conexões que rodam vídeos com resolução SD e suporta navegações por páginas comuns ou redes sociais, com velocidades de, no mínimo, 1,5 Mbps.

A Claro tem o maior percentual de “Qualidade Excelente e Consistente” em 72,2% das Áreas de Cobertura Comum”. Na prática, isso quer dizer que em 72,2% do tempo que usuários estiveram conectados, puderam navegar com velocidade acima de 5Mbps e, em redes de menor velocidade, 93% do tempo foi registrada velocidade acima de 1,5 Mbps.

Em velocidade média de internet, o desempenho da Claro foi quase 50% superior ao de concorrentes como TIM e Vivo. A operadora também se destacou em upload, com velocidade superior à da TIM, segunda colocada no quesito, pouco à frente da Vivo. Já em latência, a TIM teve o melhor resultado, com 19,2ms.

Todas as operadoras têm boa penetração no 4G, utilizando bandas de 1800 Mhz e 2600 MHz. A Oi tem divisão 50/50 do espectro por não contar com a faixa dos 700 MHz. A TIM foi a operadora que mais conseguiu manter seus clientes conectados ao LTE, seguida por Claro, Vivo e Oi.


26

Comentários

Banda larga no Brasil: pesquisa mostra Claro com velocidade de download 50% maior que rivais
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas