LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TSMC ficou de fora: Samsung pode ser única fornecedora de GPUs Ampere da Nvidia

03 de julho de 2020 0

Estamos cada vez mais próximos da chegada da nova geração de GPUs Ampere da Nvidia, especulada para acontecer em setembro, e já temos diversos detalhes sobre o que podemos esperar das futuras placas de vídeo da taiwanesa. Acredita-se que a empresa possa adotar um segundo chip dedicado ao processamento de Ray Tracing, e sua flagship 3080Ti pode trazer nada menos que 23 TFLOPs de poder computacional.

Agora, o mais novo rumor afirma que a Samsung pode ser a única fornecedora de chips Ampere. Especulava-se que a sul-coreana dividiria a produção com a TSMC, atual fabricante das GPUs Nvidia, mas este não é o caso, conforme afirma o leaker kopite7kimi, que já tem um bom histórico de vazamentos em relação às placas de vídeo da taiwanesa.

O mais curioso, porém, é que o leaker garante que a geração Ampere deve utilizar o processo de 8nm da fabricante. Baseado na litografia de 10nm, a tecnologia ofereceria uma densidade de transistores de nada menos que 61 milhões/mm². A surpresa fica por conta de que informações anteriores indicavam o uso de 7nm.

A Nvidia já disponibilizou no mercado sua primeira GPU Ampere, a A100, focada no mercado de servidores. Apesar de revelar boa parte de suas especificações e nível de performance, a companhia não detalhou o processo de fabricação que está sendo utilizado no acelerador gráfico, abrindo margem para que os vazamentos de hoje estejam de fato corretos.

A Nvidia já lançou sua primeira GPU Ampere para Data Centers, mas não detalhou em que processo de fabricação o chip está sendo produzido.

De toda forma, não falta muito para termos maiores detalhes sobre as novas placas de vídeo, considerando que setembro se aproxima rapidamente. Poderemos ter boas surpresas até lá, já que as parceiras da taiwanesa parecem já estar trabalhando intensamente em suas novas soluções Ampere. A ASUS é uma delas, que teve sua GeForce RTX 3080Ti ROG STRIX vazada nesta semana.


0

Comentários

TSMC ficou de fora: Samsung pode ser única fornecedora de GPUs Ampere da Nvidia
LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Tech

Coronavírus: Brasil chega a 99.572 mortes em 2.962.442 casos confirmados | Relatório diário

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta