LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei vs EUA: Paulo Guedes se posiciona a respeito de adoção de tecnologia 5G chinesa

07 de julho de 2020 22

A implantação do 5G em diversas áreas do mundo tem enfrentado grandes problemas políticos, principalmente por contado banimento que a Huawei enfrentou dos Estados Unidos, que é um importante parceiro econômico de muitos países, inclusive do Brasil, que já recebeu um alerta onde os EUA, que não financiará a rede nacional caso a Huawei receba o direito de implantá-la.

O esclarecimento foi dado numa entrevista ontem concedida à CNN Brasil onde o ministro comentou sobre a disputa envolvendo a Huawei e o governo dos Estados Unidos, que insistem em aplicar sanções contra ela, mas curiosamente já abriram exceções para a implantação do 5G pela chinesa para garantir o desenvolvimento tecnológico do país.

Guedes esclareceu dizendo que:

“Essa suspeição geopolítica veio em um momento ruim. Num momento justamente que temos de dar um salto tecnológico qualitativo e quantitativo."

Anteriormente na entrevista ele já havia justificado a importância da nova conexão no país ao afirmar que "O 5G é exatamente a fronteira da nova revolução digital. Precisamos estar atuais." E isso faz ainda mais sentido se levarmos em conta a situação pandêmica do mundo por conta do coronavírus.


Segundo o ministro é possível que o país tenha uma posição geopolítica, mas comercialmente seja mais aberto, afinal isso traria muitos benefícios.

"Nós podíamos geopoliticamente dizer que estamos do lado de cá, mas no momento que perguntassem de economia, diria que queremos fazer negócio com todo mundo.”

Para concluir, o ministrou afirmou que seria interessante deixar o mercado agir, tornando a economia mais aberta para aqueles que desejarem oferecer o melhor serviço pelo melhor preço, em tese. Nas palavras de Guedes:

"Na hora que chega a 5G, seria interessante deixar a competição funcionar, deixar a Ericsson de um lado, a Huawei do outro lado. Deixar chinês brigar com americano, com os nórdicos, e ver quem nos serve melhor.”

Vale lembrar que os Estados Unidos têm dificultado cada vez mais as operações da Huawei ao bloquear cada vez mais o fornecimento de materiais para produção de smartphones da chinesa e tem feito pressão para que países europeus deixem de utilizar redes da dela, que já alertou o Reino Unido sobre as consequências que um banimento teria para o país.


22

Comentários

Huawei vs EUA: Paulo Guedes se posiciona a respeito de adoção de tecnologia 5G chinesa
  • O problema é transportar para uma área que deveria ser essencialmente técnica e mercadológica, as paranóias de políticos birutas. Tecnologia pressupõe ciencia e inteligência, mas infelizmente no momento um dos atores desta importante operação, que são os EUA, têm um presidente que comprovadamente tem graves problemas cognitivos. Além disso, em se tratando de espionagem, todo mundo sabe - ainda mais depois dos vazamentos do Snowden - que os EUA (assim como todos os outros países com capacidade pra isso) - já espionam e roubam dados de cidadãos do mundo todo o tempo todo. Esse showzinho é só distração eleitoreira, que infelizmente é um circo para os países grandes agradarem eleitores, e os países pequenos e insignificantes, que escolhem ser subservientes, como por exemplo o Brasil, passam a ser apenas moscas abatidas nesse rolo todo. Pelo andar da carruagem, tanto EUA quanto China terão suas redes, apertarão as mãos, ganharão bilhões, enquanto aqueles que resolveram ser apenas peões no tabuleiro ficam chupando o dedo e se tornando ainda mais dependentes. Muita hipocrisia, muito mimimi, e a ciencia e a parte técnica da economia sendo jogadas no lixo.

      • Coerente a declaração do Guedes... Não se pode que ideologias partidárias tomem a frente na liberação do 5G... Americanos nunca respeitaram o Brasil como nação e sempre espionaram nós.. A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil, enquanto a Administração Trump nada fez...Comprar briga com a China, por causa de americano e a mesma coisa do que fazer roleta russa com a própria cabeça.. Estouro na certa, pois sempre fomos subestimados, além de milhares de brasileiros babarem ovo dos USA...

          • A China hoje pode ser o maior parceiro comercial brasileiro porém, foi errado você dizer que a "administração Trump nada fez por modo país". O certo é que os dois países vão nos espionar, porém a China é mais FDP. Até a Rússia, que tinha o maior engajamento com a China está caindo fora da mesma.

            • Somos espionados pelos USA, China, Rússia e Europeus....precisamos analisar quais destes podem nos dar problemas reais como agronegócio e demais segmentos essenciais pro Brasil....essa tem que ser a régua, O resto é conversa fiada.

                • Essa empresa está envolvida em Monte de Franca tuia roubo de patente um dos roubo do ano foi do código fonte do Android isso é muito cara de pau mas agora dizer fora Huawei os Estados Unidos tá cheio de Franca a tua também espionagem sabotagem e porque você também não fala shooo Ericsson vocês são bom de puxa-saco actaris senta no colinho do tio Sam

                    • Anteriormente o próprio governo já havia alertado que se o problema fosse espionagem isto já ocorreria pois o 4G é quase todo Chinês, então esta polêmica toda não faz sentido com o 5G. O problema todo é que os americanos querem segurar a evolução chinesa pois não estão conseguindo acompanhar.

                        • Então o importante é abrir a concorrência AGORA para ficarmos atualizados tecnologicamente e vence quem atender as especificações e apresentar o melhor preço. O que o Guedez não falou foi que os americanos não tem o que oferecer.

                            • Fora CHINA, comedores de ratos!!

                                • Briga de espionagem é um assunto que pouco vão entender, mas todos querem pegar os atalhos para explorar a Amazônia.

                                  • Aguardando as eleições.
                                    Tá certo.

                                      • Esse bosta vive num mundo paralelo

                                          • Talvez o "Brasil" esteja esperando uma definição do próximo presidente dos EUA e deixe o leilão pra 2021...

                                            • Não sou fã de chinês...

                                              • Deixar de comprar da Huawei depois dessa, seria a maior decepção dele mesmo

                                                  • Vão segurar isso até as eleições dos EUA rsrs
                                                    Se Trump ganha fecha com os EUA se perde Huawei kk

                                                      • Não sou muito fã do Guedes, nessa ele foi bem,mas não tira a desculpa do Brasil estar atrasado com a implementação do 5G no pais

                                                          • 'A Huawei tem adotado um posicionamento agressivo contra os Estados Unidos.'
                                                            Foi ironia, né?
                                                            Fez até graça.

                                                              • A resposta do ministro Guedes foi muito boa, ficar neutro, ao menos por enquanto.

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista