LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais sustentável! Claro recebe usinas fotovoltaicas para acelerar uso de fontes renováveis

16 de julho de 2020 0

Como parte do programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil, a operadora acaba de receber a quarta usina fotovoltaica da GreenYellow, empresa multinacional especializada em eficiência energética, energia solar, comercialização e gestão de energia, localizada em São João do Piauí (PI).

Aas três primeiras usinas estão localizadas em Padre Bernardo (GO), Goianésia (GO) e São José do Belmonte (PE). Juntos, os quatro projetos têm juntos, 19,26 MWp de potência instalada e devem produzir 38,76 GWh anuais, suficientes para abastecer 17,5 mil residências.

Segundo a Claro e a GreenYellow, o programa vai gerar 80% da energia consumida pela empresa, mais de 600.000 MWh/ano até 2021, O projeto é considerado o maior de Geração Distribuída e o primeiro no setor de telecomunicações no Brasil. Prevê ainda a geração de energia limpa (solar, hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada) para as concessionárias de eletricidade e engloba ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética.

A Energia da Claro reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. A energia renovável tem custo menor e reduz a produção de gases de efeito estufa, assim o impacto para o meio ambiente é reduzido consideravelmente em comparação comas fontes de origem fóssil. Desde a implantação do programa, deixarmos de emitir mais de 100 mil toneladas métricas de CO2 ao ano, o equivalente à retirada de cerca de 400 mil carros de circulação. A parceria com a GreenYellow é de fundamental importância para termos a possibilidade de utilização dos créditos de carbono gerados pelo empreendimento”.

Hamilton Ricardo Pereira da Silva, diretor de Infraestrutura da Claro.


A parceria é fruto da aquisição de quatro PPAs (contratos de longo prazo), que contemplam o aluguel das usinas. Coube à GreenYellow a laboração, construção, monitoramento remoto e gestão do projeto, bem como pela garantia de sucesso da operação durante a vigência do contrato. Como principal diferencial, essas usinas contam com o uso de trackers, sistema de automação que controla o ângulo das placas, o que aumenta o desempenho da planta. Juntas, ocupam uma área total de aproximadamente 55 hectares, com 58.380 módulos fotovoltaicos de 330 Wp cada um.

Estamos muito satisfeitos com esta aliança com a Claro. A proposta é muito benéfica para a operadora, uma vez que, além de apresentar uma solução efetiva de eficiência energética, contribui para a melhoria da competitividade do negócio em relação aos seus concorrentes. A GreenYellow, neste momento de crise, continua a se posicionar de forma resoluta como investidor e renova a sua confiança no Brasil para a geração de energia limpa e para medidas de eficiência energética. Serão mais de R$ 200 milhões de investimentos, de recursos próprios, mantidos em 2020 para energia solar e eficiência energética”


Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil

Veja mais

Relembre a entrevista com o diretor de marketing da Claro, Marcio Carvalho.


0

Comentários

Mais sustentável! Claro recebe usinas fotovoltaicas para acelerar uso de fontes renováveis
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos