LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel nega entrada da Algar Telecom na venda da Oi Móvel após a empresa também fazer uma oferta

20 de agosto de 2021 41

Atualização (20/08/2021) - por DT

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não autorizou a entrada da Algar Telecom e da Telcomp no processo de venda da divisão móvel da operadora Oi para as rivais Claro, Telefônica e TIM.

A Algar e a Telcomp também fizeram uma oferta e solicitaram a agência reguladora a participação como terceiras interessadas no processo de anuência prévia. A Oi Móvel foi comprada pelas outras três operadoras no final do ano passado.

A aquisição ainda não foi concluída e segue em análise pela agência e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Os conselheiros relatores dos pedidos de ingresso da Algar e da Telcomp, Moisés Moreira e Vicente Aquino, respectivamente, tiveram um posicionamento alinhado no entendimento de que as duas empresas não possuem interesse jurídico no processo.

No entendimento de Moreira e Aquino, as preocupações apontadas pelas interessadas quanto aos efeitos à competição não as habilita a participar da questão.


A decisão foi tomada de forma unânime. Tanto o presidente Leonardo de Morais, como os conselheiros Carlos Baigorri e Emmanoel Campelo concordaram com as argumentações de apresentadas. Moreira havia já apresentado seu voto na última reunião do grupo.

O colegiado deu poder para a Superintendência de Competição negar pedidos semelhantes de ingresso no processo de venda da Oi Móvel. A medida é para evitar que solicitações do tipo cheguem novamente ao conselho.

O que você espera da compra da Oi Móvel pelas outras três operadoras? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!

Texto original (20/07/2020)

Disputa acirrada! Algar Telecom também faz oferta para compra da Oi Móvel

A disputa pelas operações móveis da operadora Oi pode ter mais concorrentes do que o previsto. No último fim de semana, Claro, TIM e Vivo oficializaram uma oferta conjunta para compra de todos os ativos da Oi Móvel (avaliados em R$ 15 bilhões).

Apesar de não revelar os valores, as empresas tem interesse em dividir a infraestrutura da Oi e incorporar ao seu portfólio. No entanto, o "consórcio" de operadoras deve ganhar outra concorrente de peso: a Algar Telecom e seu sócio Archy (fundo de investimentos de Cingapura).

De acordo com o Telesíntese, a Algar apresentou uma oferta "firme" para compra integral de todas as operações móveis da Oi. O ponto mais importante dessa proposta é que a Oi não será fatiada.

A proposta da Algar não deve fatiar a Oi Móvel. Assim, o mercado brasileiro deve continuar tendo 4 players no mercado nacional de telefonia celular. No entanto, a "novela da Oi" está longe do fim.

Caso a Algar consiga comprar os ativos da Oi Móvel, o mercado brasileiro continuaria com um grande concorrente no segmento de telefonia celular. No entanto, até o momento, as operadoras Oi e Algar não confirmaram a informação.

De toda forma, fontes que possuem acesso às negociações confirmam que a Algar realmente fez a proposta para a Oi. Contudo, ainda é muito cedo para sabermos quem será o vencedor dessa disputa.

Mesmo assim, é interessante notar que a compra da Oi Móvel pode ser encarada como a volta da Algar Telecom ao cenário nacional, uma vez que atualmente a operadora atua somente no estado de Minas Gerais.


41

Comentários

Anatel nega entrada da Algar Telecom na venda da Oi Móvel após a empresa também fazer uma oferta
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista