LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prepare a carteira: gasolina comercializada no Brasil sofrerá alterações a partir de agosto

20 de julho de 2020 19

Uma alteração planejada para começar a acontecer a partir de agosto, no Brasil, terá como objetivo aumentar a qualidade da gasolina comercializada no país. Isso porque os postos de combustível precisarão se adaptar às mudanças exigidas pela ANP – Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural – e terão que “padronizar” o produto com base em níveis internacionais.

Com isso, apesar de obter uma melhoria no consumo pelo motor, é de se esperar – também – um aumento no preço final do produto. O consumo de gasolina por quilômetro rodado, no entanto, deverá ter uma baixa de 4% a 6%, o que permitirá ao motorista “rodar” mais tempo antes de precisar abastecer novamente.

Para isso, haverá uma alteração no índice de octanagem na gasolina comum, que passará de 87 para 91. Esse número indica o quanto o combustível resiste à queima no motor, o que afeta em sua durabilidade. Para entender melhor o que é a octanagem, confira o vídeo abaixo, apresentado pela Petrobras.

Essa mudança poderá ser percebida melhor em modelos de carros mais novos que, com um motor mais potente, acabam não atingindo toda a performance esperada por conta do tipo de gasolina antigo. Ao padronizar o combustível, esses automóveis poderão ter um consumo melhor por quilômetro rodado.

Outra vantagem é que esse padrão diminuirá os riscos de danos ao motor que, com octanagem mais baixa, sofrem com a chamada “pré-detonação”, que faz com que o combustível seja queimado antes do tempo certo no motor e causa um problema denominado “batida de pino”.

Essa mudança deverá ajudar, também, a padronizar o combustível vendido em diferentes postos que, atualmente, podem apresentar qualidades bem discrepantes dependendo do seu fornecedor. Com o novo padrão, essa diferença será bem menor, já que todas as fontes deverão seguir essa norma.

Por fim, a novidade beneficia as montadoras que atuam no Brasil, pois elas poderão fabricar mais modelos no país com tecnologias do motor parecidas com o que é visto no exterior, de acordo com a explicação do professor de engenharia mecânica Silvio Shizuo à Revista Auto Esporte.

Apesar de esperarmos por um preço elevado, até o momento não há informações sobre o preço do litro da gasolina no Brasil a partir dessa alteração.

Enquanto isso, podemos esperar ansiosos pela chegada de mais modelos elétricos no Brasil, o que reduzirá a emissão de gases poluentes. Segundo um projeto de lei, há planos para proibir a comercialização de veículos movidos à combustão de gasolina ou diesel a partir de 2030.


19

Comentários

Prepare a carteira: gasolina comercializada no Brasil sofrerá alterações a partir de agosto
  • Istvan Leandro Lopes
    Como ficara os amantes dos super carros com motores v8 e v12 como ferrari,lamborghini,Porsche,Pagani Zona,pantera,countach,Aston Martin
    etc... sao carros que custam uma fortuna.Acho que o governo nao deve impor que carro devemos ter ou deixar ter pois cada um tem gosto nao concordo com eletrificar em massa,tem gente que gosta de carro 1000 outros de carro 2.0.Acredito que os catalizadores e combustiveis podem ser melhorados .Repito acho eletricidade com automotivos nao cai bem ,prefiro a mecanica tradicional.

      • A logica correta seria aumentar a octanagem e diminuir a proporção de etanol na mistura (já que a desculpa para a adição do etanol ser justamente o aumento na resistência a detonação), ai sim teríamos vantagem real nessa mudança, principalmente no consumo. O problema é que no passado, na época do proalcool, o governo prometeu mundos e fundos para os produtores de etanol, ai na década de 90 quando o etanol começou a cair em desuso o governo, que tinha rabo preso com os produtores que fizeram enormes investimentos, acabou inventando essa regra de adição de etanol na nossa gasolina.

          • Aqui nesse país parece que nada funciona como deve e quando funciona é cobrado sempre um absurdo.

            Por isso, entre outros motivos que vou sair fora desse país, uma pena não poder ser tão rápido como eu quero!

              • Melhor morar Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Portugal, até Botsuana na África melhor que Brasil não e mentira

                  • Ou poderíamos voltar para época que Lula foi presidente... Tudo era barato e quase todo mundo tinha condições de comprar o que queria.

                    • Maior caô essa mudança de octanagem como desculpa. A gasolina vai ser a mesma, só irão mudar o método de cálculo da octanagem, então ela vai subir artificialmente.

                        • O país da corrupção não tem jeito mesmo %uD83D%uDE21%uD83D%uDE21%uD83D%uDE21

                            • Europa adotando carros elétricos...e Brasil quase 3 decadas depois, vai receber gasolina no padrão internacional (vai dar um baque na produção de etanol.)
                              O mais cômico é que a BR vendia gasolina com otima octanagem para paises vizinhos, por preços irrisórios.

                              O que falta neste país é terminar com as 14 refinarias em construção e arrendar (licenciar) a produção para empresas peivadas.

                              E deixar de importar dos EUA.

                                • Car, vc é muito inteligente, saca demais dos paranauê. E eu achando q o problema era uma reforma tributária. Quer dizer q a culpa é das refinarias, q louco

                                  • Tem que pensar pelo lado positivo, a Petrobrás agora está fechando no lucro.

                                    • Proibir veículos a gasolina a partir de 2030! Kkkk...aqui no Brasil já podem colocar no mínimo mais 10 anos aí !

                                        • No mínimo devem ter apenas aumentado a pureza da gasolina, o que faz a octanagem também aumentar.

                                            • Vamos fingir que acreditamos nesse grande motivo para ter aumento.
                                              Qual será a justificativa em setembro, outubro...? Kkk!

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                              Economia e mercado

                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista