LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM pretende triplicar a velocidade de sua rede 4G com a instalação de nova tecnologia

30 de julho de 2020 7

Enquanto as informações sobre a implementação da rede 5G no Brasil crescem nos últimos dias e algumas das principais operadoras no país anunciam novas tecnologias para a adoção dela nos aparelhos antes da realização do leilão, que só deve acontecer no ano que vem, a TIM dá indícios que não vai deixar a atual geração de lado.

A operadora anunciou hoje, 30 de julho, que pretende triplicar a velocidade de sua rede 4G com a instalação da tecnologia Massive MIMO em 200 cidades brasileiras até o final de 2020. A empresa explicou, em uma conferência realizada, que foram realizados vários testes ao longo dos últimos meses e que eles foram bem sucedidos, além de destacar que os fornecedores dos equipamentos necessários já foram definidos.

A empresa não deixou explícito quais seriam essas empresas, mas adiantou que é uma companhia ocidental e uma oriental. No entanto, de acordo com uma apuração realizada pelo Tele.Síntese, as duas empresas é a sueca Ericsson e a chinesa Huawei.

O Massive MIMO usa tecnologia de emissão de sinal por múltiplas antenas para acelerar a troca de dados entre o terminal e a rede da operadora. A diferença entre o Massive MIMO e o MIMO Tradicional é que, enquanto este utiliza quatro antenas para irradiar e receber sinal de um aparelho, o outro usa dezenas delas.

Para a TIM, espera-se que essa nova tecnologia aumente a eficiência espectral e energética de rede. Como dito, a italiana espera implementá-la em 200 cidades ainda esse ano, mas até o final de 2022 ela deve compor a maior parte da rede da operadora.

Vale lembrar que, como dito no começo deste texto, algumas operadoras já trabalham na implementação de tecnologias 5G para algumas cidades. Uma delas é a própria TIM, que anunciou ativação da rede 5G DSS em três cidades a partir de setembro e a outra é a Claro, que vai utilizar a mesma tecnologia para aplicação no Motorola Edge. Para este último, inclusive, já realizamos os testes de velocidades com a rede da operadora e você pode ver nesta entrevista.


7

Comentários

TIM pretende triplicar a velocidade de sua rede 4G com a instalação de nova tecnologia
  • Aqui em Florianópolis, já consegui 70 Mbps de download... 4G+...

      • A internet da Tim ultimamente está lenta demais. Espero que essa tecnologia melhore mesmo, pois o sinal da operadora decaiu muito

          • Bom pra mim q sou beta lab gosto muito da do plano, tinha um plano oi mas onde eu moro a internet não pegava nem a pau, mas eu gostaria q o Tim Beta tivesse acúmulo d dados, pois tem meses q a franquia vence e ainda estou com muita internet e perco tudo!%uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFE

              • Para acumulo de dados Adriano, recomento que use o Vivo Easy Prime, é os mesmos 60 reais do Beta, tu ganha 10GB de internet que não expira, whatsapp ilimitado, ligações ilimitadas para qualquer fixo e móvel do Brasil!

                • Essas operadores do Brasil que não saem do centro das cidades... saiu um quilômetro da cidade e o sinal some... primeiro deveriam melhorar as torres.

                    • se aqui o 4G (que dizem e não é) fosse uma 3G de verdade estaria ótimo. Hoje maioria dos municípios pequenos o 4G não passa de um nome pois na realidade não passa de uma conexão GSM ruim.

                        • Essa internet da Tim é lenta de mais. Da pra ela competir com o Rubinho %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista