LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Concentração! Cade admite preocupação com possível compra da Oi por Claro, Vivo e TIM

31 de julho de 2020 8

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) observa com atenção os movimentos dos interessados na compra da Oi Móvel. Segundo o presidente do órgão, Alexandre Barreto, já existem preocupações em relação à concorrência, principalmente se os ativos forem adquiridos pelo consórcio formado por Claro, Vivo e TIM.

Em entrevista à CNN Brasil na noite desta quinta-feira (30), Barreto declarou que o Cade terá de analisar em detalhes o negócio – se concretizado – para não gerar prejuízos à economia e aos clientes.

“Caso se concretize a concentração, vai exigir da parte do Cade, do ponto de vista concorrencial, uma análise pormenorizada para impedir que o arranjo pós-operação seja ainda mais concentrado e prejudicial à economia e ao consumidor.”


Alexandre Barreto

Presidente do Cade

Ele ainda destaca que já existe uma concentração maior no setor de telecomunicações do que em outros no Brasil. A participação de mercado de cada operadora gira em torno de 20% ou mais – algo considerado muito de acordo com a legislação brasileira.

O levantamento de junho da Anatel indicava uma concentração de 96,94% do mercado nas mãos das quatro principais operadoras do país. A Vivo está na frente com 33,01%, seguida por Claro (24,45%), TIM (23,20%) e Oi (16,28%).


Efeitos no leilão do 5G

O presidente do Cade ainda sinaliza para impactos da compra da Oi no futuro leilão das frequências destinadas ao 5G. Isso porque, a depender da venda da operadora, poderá haver um player a menos na disputa.

Vale lembrar que a Algar Telecom e a norte-americana Highline também formalizaram propostas para arrematar a Oi. No caso desta última, uma possível compra poderia afetar os clientes e mudar a área de atuação no momento da companhia.

E para você, uma possível compra da Oi pelo consórcio se caracterizaria uma concentração de mercado? Compartilhe conosco a sua opinião!


8

Comentários

Concentração! Cade admite preocupação com possível compra da Oi por Claro, Vivo e TIM
  • Espero que com a compra da Oi pelo trio, melhore o sinal para os clientes das três operadoras.

      • não é ruim a vivo, tim ou claro comprar a oi, já tem 3 opções, então não é monopólio. vale muito mais uma delas comprar a oi e se tornar uma melhor opção pros consumidores

          • A Highline já desistiu, não vão cobrir a ultima proposta feita pelas 3 operadoras. Não há mais esperanças, as 3 já ganharam essa briga e o CADE não irá barrar essa compra. Só nos restas esperar p saber como será feita a divisão.

              • Ainda tem mais um entrave: os credores da Oi, que não estão nada satisfeito com o plano de reestruturação dela, principalmente os bancos Itaú, BB e a Caixa. Se reprovar em o plano na reunião de agosto, nada de venda

                • CADE preocupado com concentração no setor, mas é de nós população ficarmos preocupados com o CADE. Se ele que DEVE regular a concorrência está preocupado, transparece que não consegue fazer nada. O Brazil gosta de copiar os EUA, mas naquilo que eles têm dê bom exemplo, não copiamos. Lá, quando é para desconcentrar qualquer setor, não tem conversa.
                  A lei do dinheiro, a lei de quem fala mais alto, a lei da selva.

                    • Preocupação com os Bolsos deles é claro!

                        • Eu gostaria que a Algar comprasse a Oi sozinha, mas acho improvável, pois é muito dinheiro, a Highline só quer o infraestrutura da Oi, não estão nem aí para os clientes, então é melhor o trio comprar mesmo.

                          Tech

                          Coronavírus: Brasil chega a 99.572 mortes em 2.962.442 casos confirmados | Relatório diário

                          Android

                          Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

                          Google

                          Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

                          Apple

                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo