Apple 17 Ago
Dias após estabelecer um acordo com Google e Cisco, a Samsung acaba de anunciar que fechou uma parceria com a IBM para fabricar o POWER10, novo processador da companhia norte-americana desenvolvido especificamente para data centers. O chip é o primeiro da empresa a fazer uso do processo de 7nm e promete ganhos massivos em eficiência e performance, sendo até três vezes mais econômico e potente que seu antecessor, o POWER9.
Outros destaques do POWER10 incluem encriptação transparente de memória, desempenho em processamento de Inteligência Artificial até 20 vezes mais rápido em comparação com a geração anterior e a chamada Memory Inception, que permitirá que vários servidores equipados com a novidade compartilhem múltiplos petabytes de memória, aprimorando o desempenho de nuvens e gerando grande economia.
A Samsung é a principal beneficiada com o acordo, possivelmente sendo a única fornecedora da IBM. A sul-coreana já é uma grande concorrente no mercado de semicondutores, especialmente no segmento de chips de memória, mas ainda não possui a mesma influência na fabricação de processadores que sua principal rival, a TSMC. Com a produção do novo POWER10, a fabricante dá mais um passo em direção ao seu objetivo de se tornar uma das gigantes também no ramo de CPUs.
Vale lembrar que a Samsung já é responsável pela fabricação dos chipsets Snapdragon da Qualcomm, e desenvolve sua linha Exynos para smartphones, que pode receber um upgrade significativo no ano que vem. Além disso, rumores já indicam que a empresa pode ser a fornecedora exclusiva também das GPUs Ampere da Nvidia, podendo ainda auxiliar a Intel no desenvolvimento de seu processo de 7nm.
Comentários