LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: sistema que notifica contato com infectados pode chegar aos vestíveis

19 de agosto de 2020 0

Conhecida por revelar a existência de uma série de smartphones, a Bluetooth SIG anunciou nesta semana que está trabalhando em um protocolo para disponibilizar um recurso muito útil em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Seguindo a ideia desenvolvida por Google e Apple, a Bluetooth SIG quer levar para relógios e pulseiras inteligentes o rastreamento de contato com pessoas que já tiveram ou estão infectadas com a doença.

Apesar de estar disponível para smartphones, a novidade criada por Google e Apple ainda não chegou aos vestíveis. Por isso, a Bluetooth SIG quer criar um padrão para que toda a indústria possa usar o Bluetooth Low Energy (BLE) e disponibilizar a novidade nesses dispositivos.

O consórcio criado pelo órgão reúne mais de 130 empresas e fabricantes e o resultado deve ser um protocolo que garanta o mesmo nível de privacidade e proteção oferecidos pelo recurso desenvolvido para smartphones.


Comentando o assunto, a professora que está liderando o projeto, Elisa Rescone, disse que é preciso adaptar a tecnologia para que o recurso esteja amplamente disponível:

Existem vários grupos populacionais essenciais para o gerenciamento da propagação da doença com baixa penetração dos smartphones, apresentando um desafio de cobertura para o Sistema de Notificação de Exposição baseado apenas em smartphones. Acreditamos que incluir dispositivos vestíveis seria um método muito eficaz para estender o alcance da funcionalidade e apoiar esses grupos importantes.

A novidade não deve ser direcionada unicamente ao rastreamento da Covid-19, mas também poderá ser usada para monitorar outras doenças infecciosas. Isso pode ser útil para orientar os sistemas de saúde pelo mundo e auxiliar programas governamentais. Mark Powell, CEO da Bluetooth SIG, celebrou a união das empresas:

É incrivelmente inspirador ver a colaboração da comunidade Bluetooth em encontrar e criar formas inovadoras de aproveitar a tecnologia Bluetooth para lidar com a pandemia. Somos gratos pela dedicação e comprometimento dos membros e estamos orgulhosos do seu trabalho neste importante esforço.

Vale lembrar que o protocolo desenvolvido por Google e Apple já pode ser encontrado no aplicativo "Coronavírus-SUS". A novidade depende do uso do Bluetooth e promete notificar o usuário sempre que ele tiver contato com alguém infectado.

Coronavírus - SUS

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: 32M


0

Comentários

Coronavírus: sistema que notifica contato com infectados pode chegar aos vestíveis
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista