LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

QD-OLEDs: Samsung inicia a produção este ano para lançamentos de 2022

11 de agosto de 2021 12

Atualização (11/08/2021) - HA

As TVs Quantum Dot OLED da Samsung vão chegar em 2022, de acordo com novas confirmações de analistas da UBI Research. A Samsung Display deve iniciar a produção em massa dos painéis no final deste ano e, se conseguirem manter esse calendário, a apresentação oficial deve ocorrer no Consumer Electronics Show 2022, previsto para janeiro. Isso poderia indicar um lançamento de mercado ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A linha de produção prevista para os painéis é projetada para a capacidade de 1 milhão de TVs dessa tecnologia por ano, podendo variar para mais ou para menos de acordo com os tamanhos dos dispositivos. O material produzido pode ainda ser utilizado na construção de monitores QD-OLED.


QD-OLEDs são telas capazes de emitir sua própria luz e controlar individualmente cada um dos pixels que compõem os painéis. Essas características, portanto, as tornam semelhantes às OLED e MicroLED no que diz respeito à capacidade de representar um nível de preto teoricamente absoluto e um contraste bastante alto.

A tecnologia é baseada em uma estrutura composta por emissores OLED azuis associados ao QDCC (Quantum Dot Color Conversion) com o Quantum Dot vermelho e verde. Esses sistema converte a luz dos OLED azuis para as outras cores, formando assim o sistema RGB original.

Ainda deve ser, porém, um recurso minoritário. Estimativas anteriores da UBI Research previam a produção de 800 mil painéis apenas em 2025. Talvez os números sejam maiores antes, mas ainda é insuficiente para substituir os LCDs atuais por Quantum Dot.

E você, o que acha dessa tecnologia? Está ansioso para ver o que ela pode entregar?

Atualização (10/06/2021) – EB

Anteriormente já noticiamos que a Samsung deve lançar seus novos painéis Quantum Dot no segundo semestre de 2021 e hoje novas informações sobre a produção destes painéis foram reveladas, indicando que veremos TVs e monitores com a nova tecnologia ainda em 2021.

As informações de hoje dizem que a Samsung já está fabricando seus novos displays QD-OLED na planta Q1 da fábrica de Asan, na Coreia do Sul. A produção dos painéis QD-OLED deve começar com a produção de 30 mil folhas de vidro Gen. 8.5 por mês que são utilizadas na fabricação destas telas baseadas em OLED com uma camada de Pontos Quânticos para aprimorar as cores.


Os esforços da Samsung agora parecem se voltar diretamente para o Quantum Dot, visto que ela mudou toda a sua produção de LCD para OLED premium, vendendo até mesmo uma das suas fábricas que produziam este tipo de painel para a China Star Optoelectronics Technology.

Ainda é dito que estes painéis devem estar disponíveis com resolução de 4K e 8K em tamanhos que partirão de 55 até 82 polegadas e devem ser utilizados por fabricantes como TCL, Panasonic, Sony e outras marcas em evidência no mercado de TVs.

Você deve ter notado que a própria Samsung não está na lista de marcas que devem utilizar os novos painéis. Isso pode ser explicado pela estratégia da Samsung Visual Display, que apostou no marketing anti-OLED da LG até agora. Dessa vez ela deve optar pelo Mini-LED e o MicroLED.

Dessa forma, essa divisão da sul-coreana não vai utilizar as telas QD-OLED da Samsung Display, o que pode desapontar aqueles que esperavam por um modelo da Samsung com esta tecnologia neste ano.

Por fim, é interessante mencionar que o System LSI, que projeta sensores de câmeras e semicondutores, já iniciou o desenvolvimento do chip Tri-S-Con para a Samsung Display. Ele será o responsável por receber dados do processador e enviá-los ao circuito integrado do driver de exibição da tela.

Atualização (31/03/2021) – RB

QD-OLED: Samsung entregará primeiro protótipo da Quantum Dot TV ainda neste semestre

Segundo um relatório do Far East, o primeiro protótipo da futura Quantum Dot TV será entregue pela Samsung Display à Samsung Electronics ainda neste primeiro semestre, a tecnologia ainda não chegou a ser implementada em um dispositivo de consumo.

Apelidada de QD-OLED, ela gerou um desacordo entre ambos os setores da fabricante coreana há algum tempo. Mas há pouco, o segmento de eletrônicos aceitou se comprometer com esse tipo de painel.

Imagem: Reprodução

Apesar de problemas logísticos enfrentados no ano passado, o cronograma inicial, visto em meados de 2020, sobre o lançamento potencial desse tipo de TV para a segunda metade de 2021 poderá ser cumprido. Mas não é uma certeza que até o terceiro trimestre já veremos Smart TVs QD-OLED da marca.

A principal fábrica da empresa – a Q1, em Asan, na Coreia do Sul – tem sua capacidade atual em torno de 30 mil telas por mês. O foco agora da Samsung Display seria aperfeiçoar os processos de fabricação para reforçar os rendimentos.

Enquanto isso, a Samsung Electronics tem em sua programação o recebimento do protótipo em junho deste ano, como disseram as fontes locais. Após ter a peça em mãos, a companhia deverá realizar os testes técnicos e avaliação de mercado, até colocá-la para vender no mercado.

E aí, quais são as suas expectativas para as futuras TVs de Quantum Dot da fabricante coreana? Comente conosco!

Texto original (24/08/2020)

Samsung Display pode lançar primeiros painéis OLED com Quantum Dot na segunda metade de 2021

Informações divulgadas pela agência de análise financeira Omdia revelam que a divisão de displays da Samsung pode começar a produção em massa de seus painéis OLED com Quantum Dot, os QD-OLED, no terceiro trimestre de 2021. O relatório revela que protótipos funcionais já foram enviados à Samsung Electronics e à Sony, que devem ser as primeiras a lançar televisores com a tecnologia.

O QD-OLED da sul-coreana utiliza LEDs orgânicos que se autoiluminam combinados a uma camada de cristais semicondutores, os Quantum Dot. No entanto, embora a tecnologia seja reconhecida como OLED, os analistas revelam que a Samsung pretende se referir a esses displays apenas como Quantum Dot, ou QD, de modo a se diferenciar dos televisores OLED da LG, que chegaram ao Brasil recentemente.

Segundo os analistas, protótipos dos painéis QD-OLED, ou apenas Quantum Dot, já teriam sido enviados à Samsung Electronics e à Sony.

A fabricante migrou sua linha de produção dos painéis LCD para os QD em outubro do ano passado, investindo 13 trilhões de wons, ou cerca de R$61,7 bilhões de reais, e já é capaz, segundo os analistas, de produzir 30 mil displays na linha Gen 8.5, que atenderia televisores nos tamanhos, de 55", 65", 78" e 82". Comentando a situação, um representante da Samsung Displays confirmou os planos de lançamento da tecnologia para 2021, mas sem uma data específica prevista.

Essa não é o único segmento em que a gigante sul-coreana pretende se destacar em 2021, com sua divisão de semicondutores tendo anunciado neste mês a X-Cube, técnica de fabricação de chips em 3D que promete fazer a empresa competir em pé de igualdade com a TSMC, oferecendo maior eficiência energética, velocidades mais altas e flexibilidade de design para seus clientes.


12

Comentários

QD-OLEDs: Samsung inicia a produção este ano para lançamentos de 2022
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista